PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA (CCA - PPGA)

CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS (CCA)

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de QUALIFICAÇÃO: FRANCISCO DE ASSYS ROMERO DA MOTA SOUSA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FRANCISCO DE ASSYS ROMERO DA MOTA SOUSA
DATA: 20/03/2019
HORA: 00:00
LOCAL: Laboratório de Biologia e Tecnologia Pós-Colheita
TÍTULO: CONSERVAÇÃO PÓS-COLHEITA DE GOIABA ‘PALUMA’ SOB RECOBRIMENTOS A BASE DE AMIDO DE BANANA VERDE, ADICIONADO DE NANOPARTÍCULAS DE OLEO ESSENCIAL DE Mentha piperita"
PALAVRAS-CHAVES: Atividade respiratória, produção de etileno, atividade antioxidante, qualidade sensorial, fontes alternativas de amido,
PÁGINAS: 30
RESUMO: O Brasil destina cerca de 53% da produção de frutos para o mercado in natura, sendo que 50% dos produtos direcionam-se para o mercado interno e 3% para exportação. O consumidor atual exige produto de elevada qualidade nutricional, potencial funcional, seguro do ponto de vista microbiológico, além de conferir o conceito de valor agregado de sustentabilidade, as denominadas tecnologias verdes. Visando melhorar esse quadro de exportação, o uso de tecnologias pós-colheita sustentáveis, não tóxicos, a partir do uso de matérias primas abundantes e renováveis é emergente, Neste sentido, os recobrimentos biodegradáveis, desenvolvidos a base de diferentes fontes de amido, como o da banaan verde, podem permitir o desenvolvimento de filmes que representem uma tecnologia “verde”, que podem ter efeito positivo na redução da taxa metabólica, sendo inócuo ao consumidor, sustentável e de alto valor agregado ao consumidor, além de assegurar a manutenção da qualidade e aumento da vida útil dos frutos, minimizando as perdas pos-colheita. Estes filmes permitem a inclusão de outros componentes visando, por exemplo, minimizar o desenvolvimento de doenças pós-colheita. As hortelãs (Mentha piperita L.) são plantas que possuem sabor e aroma refrescantes, devido à presença de óleos essenciais com comprovado efeito antifúngico, Entretanto, a insersão destes nas matrizes necessitam de estratégias tecnológicas efetivas. O uso da nanotecnologia é um desafio para o campo da ciência moderna dos materiais, que permite a adição de materiais para formulação que permitam enriquecer/melhorar as características de proteção dos filmes, a exemplo da inclusão de óleos essenciais, que podem inclusive ter efeito positivo em melhorar o potencial funcional do produto recoberto. Com base no exposto, este projeto tem por onjetivo avaliar o potencial de conservação pós-colheita da goiaba (Psidium guajava L.), ‘Paluma’ sob recobrimentos biodegradáveis, utilizando óleo essencial de hortelã nanoencapsulado em filmes de amido de banana verde e sua influencia no metabolismo oxidativo desses frutos.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 681.817.794-87 - MARIA AUXILIADORA COELHO DE LIMA - EMBRAPA
Interno - 1347485 - REJANE MARIA NUNES MENDONCA
Interno - 338246 - SILVANDA DE MELO SILVA
Externo ao Programa - 1979024 - DAYSE DAS NEVES MOREIRA
Externo à Instituição - ADRIANA FERREIRA DOS SANTOS
Externo à Instituição - MARCELO AUGUSTO GUTIERREZ CARNELOSSI