PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA (CCA - PPGA)

CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS (CCA)

Banca de DEFESA: LEONARDO DA SILVA SANTOS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LEONARDO DA SILVA SANTOS
DATA: 28/02/2019
LOCAL: Laboratório de Biologia e Tecnologia Pós-Colheita
TÍTULO: Compilação de dados de composição nutricional e avaliação quimiotaxonômica de diferentes espécies na família Myrtaceae por UPLC-MS acoplada a quimiometria
PALAVRAS-CHAVES: Família Myrtaceae, compilação de dados, composição nutricional, agrobiodiversidade, classificação biológica, UPLC-MS, quimiometria
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia
SUBÁREA: Fitotecnia
ESPECIALIDADE: Fisiologia de Plantas Cultivadas
RESUMO: As plantas frutiferas que pertencem a familia Myrtaceae possuem diversos generos e especies espalhadas pelos biomas brasileiros e apresentam plantas com presenca marcante de compostos secundarios pertencentes as diversas classes de compostos quimicos. E ainda considerada uma familia complexa quanto a classificacao taxonomica devido ao elevado numero de componentes, diferenciacao morfologica dificil e com poucos estudos na area. A compilacao de dados nutricionais e um estudo de revisao sistematica, quantitativa de fonte de dados secundarios. Nao obstante, para potencializar a classificacao e investigacao quimiotaxonomica a tecnica da UPLC-QToF-MS/MS fornece informacoes mais rapidas e eficientes em comparacao com outras tecnicas. Isso deve-se a alta seletividade e sensibilidade de UPLC-QToF-MS/MS que resultam em sua aplicacao tanto para analises quantitativas como qualitativas. Diante do exposto, o presente estudo trata-se de revisao sistematica, quantitativa de fonte de dados secundarios, objetivando contemplar a analise da composicao nutricional de especies vegetais a partir de dados mensurados em numeros mediante compilacao de valores ja registrados. Assim como descrever a potencialidade de classificacao utilizando quimiometria aplicada a dados UPLC-MS para investigacao quimiotaxonomica de folhas de quinze especies do genero Psidium, Plinia, Myrciaria e Eugenia na familia Myrtaceae. A compilacao foi realizada conforme metodologias desenvolvidas pela FAO/INFOODS. Foram estudadas quinze especies vegetais dos generos Psidium, Plinia, Myrciaria e Eugenia da referida familia. Na compilacao, estudou-se as especies consideradas nativas ou de ocorrencia no Brasil a partir da busca de dados nutricionais dessas frutiferas na literatura publicada por meio de bases de dados, periodicos cientificos, nacionais e internacionais, dissertacoes de mestrado e teses de doutorado. Das 10.308 publicacoes cientificas referentes a busca por nome cientifico e popular das especies, cerca de 40 publicacoes apresentaram dados de composicao nutricional para os frutos investigados e aproximadamente 11 publicacoes foram utilizadas para a compilacao dos dados. Foram localizadas publicacoes referentes apenas aos frutos de jabuticaba, cambui, goiaba, araca- boi e pitanga de acordo com os criterios de exclusao. A identificacao da composicao nutricional desses alimentos aumentou o conhecimento acerca da biodiversidade e composicao nutricional dos frutos estudados e incentivara o consumo, comercializacao e desenvolvimento de novos produtos alimentares com base nas especies utilizadas. Porem, para que se tenha um panorama completo em relacao a composicao nutricional dos mesmos, sao necessarias mais pesquisas na area de analise de alimentos. Por sua vez, o uso de uma ferramenta multivariada foi indispensavel para detectar compostos marcadores, uma vez que um numero elevado de informacoes sobre cromatogramas nao forneceu dados conclusivos. Os resultados ofereceram uma classificacao adequada entre genero e especie, baseada principalmente em acido elagico, catequina, epicatequina, isoquercitrina, quercitrina, reynoutrina, acido madecassico, acido asiatico e morina, usados como compostos marcadores. Portanto, o metodo foi util e permitiu a distincao quimiotaxonomica satisfatoria entre os generos.
Interno - 1347485 - REJANE MARIA NUNES MENDONCA
Interno - 467.644.294-72 - RICARDO ELESBÃO ALVES - EMBRAPA