PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA (CCA - PPGA)

CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS (CCA)

Banca de DEFESA: RONALDO BERNARDINO DOS SANTOS JÚNIOR

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RONALDO BERNARDINO DOS SANTOS JÚNIOR
DATA: 28/02/2019
LOCAL: AUDITÓRIO DO PPGA
TÍTULO: CARACTERIZAÇÃO MORFÓLOGICA, PRODUÇÃO E QUALIDADE DE GENÓTIPOS DE BATATA-DOCE EM FUNÇÃO DE ÉPOCAS DE COLHEITA E DA ADUBAÇÃO ORGÂNICA
PALAVRAS-CHAVES: Ipomoea batatas; morfologia; nutrição mineral; rendimento; qualidade de raízes
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia
SUBÁREA: Ciência do Solo
ESPECIALIDADE: Fertilidade do Solo e Adubação
RESUMO: A batata-doce faz parte da lista de alimentos considerados fundamentais para populacoes de baixo poder aquisitivo, sendo uma das principais culturas alimenticias de paises em desenvolvimento, devido a sua elevada distribuicao e cultivo, alem do elevado teor de proteina. O objetivo deste trabalho foi caracterizar a morfologia e avaliar a producao e a qualidade de genotipos de batata-doce (Ipomoea batatas (L.) Lam.) em funcao da adubacao organica e epocas de colheita. O experimento foi desenvolvido no periodo de janeiro a junho de 2016, em um Neossolo Regolitico Psamitico tipico, textura areia franca, na Universidade Federal da Paraiba, em Areia, estado da Paraiba. O delineamento experimental empregado foi de blocos casualizados em parcelas subdivididas com tres repeticoes. Nas parcelas, foram testados cinco genotipos de batata-doce (G1: Doce Jardim, G2: Gran Fina, G3: CCA-1, G4: Pincel, e G5: Paraiba), combinados fatorialmente com tres epocas de colheita (90, 120 e 150 dias apos o plantio); e nas subparcelas, adubacao organica com esterco bovino (presenca e ausencia). Foram avaliados caracteres morfoagronomicos foram avaliados por meio de descritores (IPGRI), desempenho agronomico, teores de macro e micronutrientes em folhas e tuberculos, e qualidade nutricional de raizes. Foi observado uma grande variabilidade entre os genotipos nas caracteristicas avaliadas tanto na parte aerea quanto nas raizes. Os genotipos 3 e 5 foram os mais similares, enquanto os genotipos 1 e 2 foram os mais dissimilares. A caracterizacao morfoagronomica foi eficiente em estimar a diversidade genetica entre os genotipos de batata-doce avaliados. O genotipo 4 apresentou a maior produtividade total da parte aerea (25,75 t ha-1), enquanto o genotipo 1 apresentou o maior numero de raizes comerciais (3,18 raizes planta-1). Os genotipos 4 e 2 apresentaram maior massa seca de parte aerea (18,78 t ha-1) e de raizes (27,60 t ha-1), respectivamente. Em relacao a ausencia ou presenca de esterco, as parcelas sem esterco apresentaram os maiores resultados de produtividade com excecao da produtividade total da parte aerea, em que o melhor resultado foi obtido com a presenca de esterco (24,73 t ha-1). As epocas de colheita 120 e 150 dias apos o plantio foram as que apresentaram maiores resultados para a maioria das variaveis, com excecao da producao de parte aerea, em que o melhor resultado foi verificado aos 90 dias. Quanto aos teores de nutrientes em folhas e raizes, o genotipo 3 foi o que apresentou os maiores valores. Os maiores teores foliares, para a maioria dos nutrientes, foram verificados nas colheitas realizadas aos 90 e 120 dias apos o plantio, enquanto que para os teores de nutrientes nas raizes nao se verificou diferenca entre as epocas. Quanto a qualidade nutricional das raizes, os genotipos 3 e 4 apresentaram maior teor de proteina, de 0,96% e 0,91%, respectivamente. Os maiores teor de sacarose foram observados nas colheitas aos 90 (4,32%) e 120 (4,54%) dias apos plantio. De maneira geral, os genotipos apresentaram grande variabilidade fenotipica indicando perspectivas para um programa local de melhoramento genetico desta cultura.
Presidente - 1024234 - DJAIL SANTOS
Interno - 333400 - ADEMAR PEREIRA DE OLIVEIRA