PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA (CCA - PPGA)

CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS (CCA)

Banca de DEFESA: JOEL MACIEL PEREIRA CORDEIRO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOEL MACIEL PEREIRA CORDEIRO
DATA: 22/04/2019
LOCAL: Auditório do PPGAgro
TÍTULO: Citotaxonomia do gênero Neotropical Epidendrum L. (Laeliinae, Orchidaceae): discutindo grupos infragenéricos
PALAVRAS-CHAVES: Disploidia, Epidendroideae, Heterocromatina, Poliploidia, Tamanho do Genoma, Variação cariotípica
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia
RESUMO: O genero Epidendrum L. (Laeliinae, Orchidaceae) abrange cerca de 1.800 especies distribuidas pelas regioes Neotropicais. Suas especies apresentam alto grau de variacoes morfologicas, interacoes ecologicas e diversidade no numero cromossomico, o que, por vezes, dificulta o estabelecimento de classificacoes infragenericas e organizacoes taxonomicas no genero. A referente pesquisa tem como objetivo discutir o numero cromossomico e a distribuicao de regioes heterocromaticas com o uso dos fluorocromos Cromomicina A3 (CMA) e 4´6-diaminidino-2-fenilindol (DAPI) em especies de distintos grupos infragenericos de Epidendrum, assim como analisar o cariotipo (numero cromossomico e bandas heterocromaticas) e o tamanho do genoma (2C-value) em especies dos grupos “Difforme” e “Nocturnum”. A alianca Epidendrum nocturnum e marcada por eventos de poliploidia e regioes ricas em pares de base GC (CMA+) localizadas na regiao pericentromerica das especies. O conteudo de DNA nuclear foi, de forma geral, correlacionado ao nivel de ploidia, onde uma especie diploide apresentou 2C = 2.91ρg, especies tetraploides apresentaram 2C ~ 6.00ρg e uma especie hexaploide apresentou 2C = 8.92ρg. Para o grupo “Difforme”, todas as especies apresentaram 2n = 40 e numeros variaveis de 0-4 bandas terminais e 8-16 bandas pericentromericas CMA+/DAPI–. O conteudo de DNA nuclear variou de 3.99ρg em E. campaccii Hagsater & L.Sanchez a 5.68ρg em E. althausenii A.D.Hawkes. Novas consideracoes taxonomicas sao propostas ao conciliar as informacoes de distribuicao de heterocromatina, 2C-value, numero cromossomico e caracteres morfologicos para as especies dos grupos “Difforme” e “Nocturnum”. A discussao envolvendo distribuicao de heterocromatina em diferentes grupos infrageneticos de Epidendrum abrangeu 47 especies pertencentes a 20 grupos. Novos registros cromossomicos sao registrados para 22 especies. A maioria dos cariotipos apresentou 2n = 40 e regioes heterocromaticas ricas em pares de base GC (CMA+). Bandas heterocromaticas ricas em AT (DAPI+) foram registradas especialmente nos grupos Schistochilum e Loefgrenii. As variacoes no numero cromossomico aliados a distribuicao de heterocromatina parecem seguir um padrao especifico para a maioria dos grupos analisados. Fatores ecologicos como habito e habitat das plantas e distribuicao geografica tambem sao discutidos entre os diferentes grupos de Epidendrum e conciliados nas discussoes infragenericas do genero.
Presidente - 6335816 - LEONARDO PESSOA FELIX
Externo ao Programa - 1133651 - ANA EMILIA BARROS E SILVA