PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA (CCA - PPGA)

CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS (CCA)

Banca de DEFESA: ANA GABRIELA SOUSA BASILIO

DISCENTE: ANA GABRIELA SOUSA BASILIO
DATA: 29/08/2019
LOCAL: Auditório do PPGAgro CCA UFPB
TÍTULO: Fitomassa, pigmentos fotossintéticos e fluorescência em Capsicum chinense Jacq sob estresse salino e torta de filtro
PALAVRAS-CHAVES: Pimenta, salinidade, resíduos orgânicos, crescimento e fotossíntese.
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia
RESUMO: No Brasil o cultivo de pimenta e de grande importancia tanto pela caracteristica da rentabilidade, quando o produtor agrega valor ao produto, quanto pela importancia social. Na regiao semiarida do nordeste brasileiro, onde as aguas nem sempre sao de boa qualidade, se faz necessario o uso de tecnicas que viabilizem o manejo do solo e da agua com teor elevado de sais, de modo a se elevar os rendimentos produtivos das culturas. Desta forma, objetivou-se avaliar a producao de fitomassa de pimenta biquinho (Capsicum chinense Jacq) submetidas a diferentes niveis de salinidade da agua de irrigacao e adubadas com torta de filtro. O experimento foi realizado em casa de vegetacao, situada no Centro de Ciencias Agrarias, da Universidade Federal da Paraiba, localizada no municipio de Areia, PB. O delineamento utilizado foi blocos casualizados, com cinco condutividades eletricas da agua de irrigacao (0,5; 1,3; 3,25; 5,2 e 6,0 dS m-1) e cinco doses de torta de filtro (0; 34,8; 120,0; 205,2; 240,0 Kg/ha-1), geradas atraves da matriz composto central de Box (CCB), perfazendo dez tratamentos, com tres repeticoes e tres plantas por repeticao. As variaveis analisadas foram trocas gasosas, fluorescencias de clorofila (fluorescencia inicial, maxima, variavel e rendimento quantico do fotossistema II); indices de clorofila (clorofilas a, b e total); crescimento (altura, diametro de caule, numero de folhas, numero de flores); fitomassa (massa da raiz, caule e folhas). Os dados foram submetidos a analise de variancia e a analise de regressao. O aumento da condutividade eletrica da agua de irrigacao afetou negativamente a ecofisiologia, crescimento e fitomassa da pimenta biquinho. Contudo a condutividade eletrica e as doses de torta de filtro promoveram aumento dos teores de clorofila aos 30 dias apos o inicio da irrigacao com aguas adicionadas de sais.
Presidente - 1916066 - THIAGO JARDELINO DIAS
Externo ao Programa - 1765297 - JUSSARA ELLEN MORAIS FRAZAO