PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA (CCA - PPGA)

CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS (CCA)

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: EDNALDO DA SILVA RODRIGUES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EDNALDO DA SILVA RODRIGUES
DATA: 28/08/2019
HORA: 14:00
LOCAL: AUDITÓRIO DO PPGA
TÍTULO: DESENVOLVIMENTO DO FEIJOEIRO VAR. FAVETA, CARACTERIZAÇÃO DA MACROFAUNA ASSOCIADA A DIVERSIDADE DO BANCO DE SEMENTES SOB MANEJOS DE ADUBAÇÃO ORGÂNICA E VEGETAÇÃO ESPONTÂNEA
PALAVRAS-CHAVES: Crescimento vegetativo; Macroartrópodes edáficos; Manejo da vegetação espontânea; Manutenção da biodiversidade; Phaseolus vulgaris L.; Práticas agrícolas sustentáveis.
PÁGINAS: 103
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia
SUBÁREA: Fitotecnia
ESPECIALIDADE: Manejo e Tratos Culturais
RESUMO: O manejo da adubacao organica e da vegetacao espontanea em areas de agricultura familiar e considerada pratica promissora para o desenvolvimento e producao vegetal, os servicos ecossistemicos desempenhados pela macrofauna edafica e a manutencao do banco de sementes da vegetacao espontanea de solos arenosos da regiao semiarida. Objetivou-se avaliar os efeitos da adubacao com esterco bovino curtido e do manejo da vegetacao espontanea em Pre- e Pos-florescimento sobre: i) o crescimento e produtividade de P Vulgaris.L var. faveta cultivado em solo arenoso; ii) a diversidade da macrofauna edafica e seus niveis troficos; e iii) a diversidade de especies de plantas espontaneas representantes do banco de sementes nativo. Para os capitulos 1 e 2 o estudo foi realizado em 4 blocos (DBC); em um esquema fatorial 2 x 4, com 6 repeticoes por bloco (N = 384). Os tratamentos foram dois tratamentos de manejo adubacao organica: fornecimento de 25 T ha-1 de esterco bovino curtido e sem adubacao (controle_1); e quatro tratamentos de manejo da vegetacao espontanea (MVE): ausencia de MVE (controle_2), MVE no estagio de pre-florescimento, MVE no estagio de pos-florescimento e MVE durante todo o ciclo da cultura. Para o capitulo 3, oito tratamentos foram alocados em delineamento inteiramente casualizado, composto da combinacao entre os manejos da adubacao organica e da vegetacao espontanea. Cada parcela do capitulo 3 foi representada por caixas plasticas contendo 1,5 kg de solo da area experimental. Foram avaliados taxa de crescimento, biomassa seca de parte aerea e raiz, comprimento radicular, peso de mil sementes e a produtividade de graos. Para avaliar os efeitos da adubacao organica e do MVE sobre a macrofauna edafica e a composicao do banco de sementes da vegetacao espontanea, as variaveis foram: abundancia, frequencia relativa, riqueza de especies, indice de diversidade de Shannon (H) e indice de dominancia de Simpson (C). Para as caracteristicas de crescimento vegetativo observou-se que a taxa de crescimento, as biomassas seca de parte aerea e raiz e produtividade de graos, apresentaram os melhores resultados nos tratamentos com adubacao organica. Nao foram observadas diferencas significativas entre as variaveis de crescimento em funcao do MVE. O MVE durante o pre- e pos-florescimento, combinados com a ausencia da adubacao organica, afetou negativamente a riqueza e a diversidade da macrofauna edafica. Em comparacao com a combinacao dos controles_1 (ausencia de adubacao organica) e _2 (ausencia do MVE), o fornecimento de adubacao organica, independentemente do MVE ser realizado no pre- ou pos-florescimento, proporcionou a manutencao da diversidade do banco de sementes de especies espontaneas nativas de solos arenosos da regiao semiarida.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1024234 - DJAIL SANTOS
Interno - 1092436 - FABIO MIELEZRSKI
Externo ao Programa - 337313 - LEOSSAVIO CESAR DE SOUZA