PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA (CCA - PPGA)

CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS (CCA)

Banca de DEFESA: REYNALDO TEODORO DE FÁTIMA

DISCENTE: REYNALDO TEODORO DE FÁTIMA
DATA: 19/02/2020
LOCAL: PPGA
TÍTULO: ADUBAÇÃO FOLIAR DE NITROGENIO COMO ATENUANTE DO ESTRESSE SALINO EM MUDAS DE PINHEIRA
PALAVRAS-CHAVES: Annona squamosa L.; atenuantes; adubação foliar; salinidade
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia
SUBÁREA: Fitotecnia
ESPECIALIDADE: Produção de Mudas
RESUMO: A pinheira é uma fruteira tropical altamente adaptada às condições climáticas da região nordeste do Brasil. Porém, nessa região a elevada salinidade da água de irrigação tem limitado o o desenvolvimento inicial da maioria das frutiferas. Como alternativa, a suplementação adequada de nitrogenio pode atenuar os efeitos deletérios da salinidade, o qual pode ser rapidamente disponibilizado por meio da adubação foliar. Diante disso, pela ausência de trabalhos com esse método de adubação como atenuante do estresse salino, objetivou-se com a pesquisa avaliar os efeitos da adubação nitrogenada foliar na morfofisiologia de mudas de pinheira irrigadas com águas de distintas salinidades. O experimento foi conduzido em delineamento de blocos casualizados, com base na matriz Composto Central de Box, com cinco valores de condutividade elétrica da água de irrigação (CEai = 0,5; 1,15; 2,75; 4,35 e 5,0 dS m-1) e cinco doses de nitrogênio foliar (DNF= 0,0; 0,33; 1,15; 1,97 e 2,3 g L-1), com quatro repetições e duas plantas por parcela. Para tanto, foram analisadas as variáveis fisiológicas de trocas gasosas, fluorescência e clorofila, bem como as variáveis de crescimento, taxas de crescimento e qualidade aos 45 e 90DAE. A adubação nitrogenada foliar, na dose de 1,62 g L, atenua os efeitos da salinidade nas trocas gasosas de pinheira. A atividade da fluorescência e teores de clorofila são elevados pela adubação foliar de nitrogênio em pinheira aos 45 e 90 DAE. A adubação nitrogenada foliar atenua os efeitos do estresse salino no crescimento, além de manter a qualidade das mudas de pinheira, aos 90 DAE. A dose de 1,56 g L de N associada a CEai de 0,5 dSm-1 apresenta os melhores resultados na formação de mudas de pinheira.
Presidente - 1347774 - WALTER ESFRAIN PEREIRA
Interno - 329861 - LOURIVAL FERREIRA CAVALCANTE