PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA (CCA - PPGA)

CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS (CCA)

Banca de DEFESA: GALILEU MEDEIROS DA SILVA

DISCENTE: GALILEU MEDEIROS DA SILVA
DATA: 28/02/2020
LOCAL: Auditório do Laboratório de Ecologia Vegetal (LEV)
TÍTULO: AVALIAÇÃO DO BANCO DE SEMENTES EM DUAS ÁREAS DA CAATINGA PARAIBANA COM PRESENÇA DA ESPÉCIE Sideroxylon obtusifolium (Roem. Schult.) T.D. Penn
PALAVRAS-CHAVES: Quixabeira, espécie florestal, frutífera nativa, Sapotaceae.
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia
SUBÁREA: Fitotecnia
ESPECIALIDADE: Produção e Beneficiamento de Sementes
RESUMO: A pesquisa com banco de sementes é uma ferramenta importante na avaliação do estado de conservação de espécies vegetais, uma vez que o conhecimento do banco de sementes permite o entendimento do processo de sucessão ecológica local, além de facilitar no estudo de alternativas de menor custo em projetos de recuperação de áreas degradadas. O objetivo nesse trabalho foi avaliar o banco de sementes em duas áreas da Caatinga paraibana com presença da espécie Sideroxylon obtusifolium (Roem. & Schult.) T.D. Penn. A pesquisa foi realizada em duas áreas, localizadas nos municípios de Boa Vista e Prata, ambos na Paraíba, pertencentes às fazendas Santa Rosa do Espólio e São Paulo, respectivamente. As coletas das amostras de solo foram realizadas de forma aleatória em duas etapas, na mesma época de cada ano, ambas no mês de abril do ano de 2018 e 2019. Em Boa Vista foram selecionadas 25 e em Prata 20 plantas matrizes da referida espécie, tomando como base para a coleta de solo. Em cada planta matriz foram coletadas duas amostras de solo, sendo uma na borda de sua copa e a outra a uma distância de aproximadamente 15 metros da borda de sua copa. As amostras de solo foram coletadas com auxílio de gabaritos de ferro, acondicionadas em sacos plásticos, identificadas com etiquetas e em seguida transportadas para casa de vegetação do Laboratório de Análises de Sementes do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), onde foram destorroadas, uniformizadas e colocadas para germinar em bandejas de plástico, prosseguindo-se com a determinação da composição florística, diversidade de espécies (Shannon-Weaver), equabilidade de Pielou e a estrutura fitossociológica. No banco de sementes na área de Prata-PB foram reconhecidas 16 espécies, 19 gêneros dentro de 13 famílias botânicas. Na área de Boa vista-PB foram reconhecidas 39 espécies, 38 gêneros dentro de 19 famílias botânicas. Em ambas as áreas há predominância de espécies com porte herbáceo, sendo que ocorrência da espécie S. obtusifolium foi constatada apenas no banco de sementes da área de Boa Vista-PB.
Presidente - 1520078 - EDNA URSULINO ALVES
Interno - 1092436 - FABIO MIELEZRSKI