PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA (CCA - PPGA)

CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS (CCA)

Banca de DEFESA: NÚBIA APARECIDA DOS SANTOS ANDRADE

DISCENTE: NÚBIA APARECIDA DOS SANTOS ANDRADE
DATA: 30/04/2020
LOCAL: Videoconferência do Prédio Central
TÍTULO: Crescimento de mudas e comportamento estomático de Senna Georgica H.S. Irwin & Barneby sob diferentes níveis de sombreamento
PALAVRAS-CHAVES: Fabaceae, Clorofila, Sombreamento, Sub-bosques.
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia
RESUMO: Senna georgica H. S. Irwin & Barneby é uma espécie pertencente à família Fabaceae, nativa do Cerrado e Caatinga, é conhecida popularmente como “lava prato”. A luminosidade é um importante fator ambiental que controla processos associados ao acúmulo de matéria seca, contribuindo assim para o crescimento vegetal. Dessa forma o objetivo da pesquisa foi avaliar a influência de diferentes níveis de sombreamento no desenvolvimento inicial de mudas de Senna georgica. O experimento foi desenvolvido no Laboratório Ecologia Vegetal do Departamento de Fitotecnia e Ciências Ambientais, do Centro de Ciências Agrárias, Universidade Federal da Paraíba, Campus II, Areia, PB. O delineamento experimental foi inteiramente ao acaso, com dez repetições. Os tratamentos constituíram em cincos níveis de sombreamento: 0% (pleno sol), 30%, 50% e 65% e 80% de sombreamento. As variáveis analisadas foram: altura, número de folhas, comprimento da raiz, teor de clorofila a e b, relação entre as clorofilas a e b, clorofila total, fotossíntese, transpiração, condutância estomática, carbono interno, temperatura foliar, massa seca de folha, caule, raiz e total. Senna georgica apresentou variações no crescimento influenciadas pelos níveis de sombreamento, sua fase juvenil é bastante sensível à exposição direta de luz solar, requerendo assim algum nível de sombreamento para garantir a sua sobrevivência inicial. As plantas no tratamento em pleno sol não se adaptaram a exposição da radiação. No entanto, resultados encontrados sugerem que o crescimento e a trocas gasosas das mudas de Senna georgica são favorecidos pelo cultivo da espécie num nível de sombreamento de 30%.
Presidente - 1755911 - MANOEL BANDEIRA DE ALBUQUERQUE
Interno - 1916066 - THIAGO JARDELINO DIAS