PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA (CCA - PPGA)

CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS (CCA)

Banca de DEFESA: FRANCISCO DE ASSYS ROMERO DA MOTA SOUSA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FRANCISCO DE ASSYS ROMERO DA MOTA SOUSA
DATA: 17/11/2021
LOCAL: Defesa remota pelo Google Meet
TÍTULO: ADUBAÇÃO NITROGENADA E POTÁSSICA NA FISIOLOGIA DA MATURAÇÂO E PROPRIEDADES FUNCIONAIS DA BANANA ‘VITÓRIA’
PALAVRAS-CHAVES: Atividade respiratória, compostos bioativos, qualidade sensorial, atividade antioxidante, expressão de enzimas, atividade enzimática
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia
SUBÁREA: Fitotecnia
ESPECIALIDADE: Fisiologia de Plantas Cultivadas
RESUMO: A bananicultura é uma atividade frutícola predominante nas regiões tropicais quentes e úmidas do mundo com chuvas abundantes, incluindo África, América Latina, Caribe, Ásia e Pacífico. Entretanto, as cultivares tradicionais são suscetíveis a doenças e apresentam características de qualidade que comprometem a comercialização em mercados mais competitivos. Assim, faz-se necessário a introdução de cultivares mais resistentes e produtivas para que se possa superar os desafios de atender as correntes demandas de mercado. Portanto, o objetivo desta pesquisa foi avaliar a fisiologia da maturação e qualidade dos frutos da bananeira ‘Vitória’ introduzida no Brejo Paraibano sob diferentes combinações de nitrogênio e potássio. Este trabelho foi conduzido em dois experimentos: No primeiro experimento avaliou-se as combinações de doses de N e K para se definir as faixas com características de qualidades mais adequadas. No segundo experimento, nas combinações que proporcionaram melhor qualidade avaliou-se a expressão e atividade de enzimas do metabolismo antioxidante. O delineamento experimental foi o de parcela subdividida no tempo em blocos ao acaso, sendo os tratamentos das parcelas dois ciclos de cultivo (1ª e 2ª produção) e, na subparcela, os tratamentos foram 5 doses de nitrogênio N (15; 90; 150; 210 e 285 g planta-1) e 5 de potássio (24; 144; 240; 336 e 456 g planta-1), combinados conforme a matriz Pan Puebla III. Para o primeiro experimento, após a colheita, os frutos foram avaliados quanto a: atividade respiratória, características físicas, físico-químicas, sensoriais e propriedades funcionais, expressão e atividade enzimática. Doses elevadas de N proporcionam aumento do comprimento, massa, coloração, brilho, acidez, conteúdo de polifenóis e atividade antioxidante. As combinações de K e N influenciaram a atividade respiratória. A dose correspondente a 285 Kg ha-1, de nitrogênio associados a 24 Kg K2O ha-1, de potássio, foram obtidos os maiores valores da SS/AT. Níveis correspondentes a 210 kg ha-1 de Nitrogênio e 336 kg K2O ha-1 de Potássio e altas doses de K, proporcionam frutos com maior aceitação pelos painelistas, e maiores características de qualidade, sendo nestes aspectos a combinação que melhor adequou-se às condições de cultivo no Brejo Paraibano. Para a segundo experimento, doses mais elevadas de K reduziram a taxa respiratória de frutos de banana ‘Vitória’; bananas que receberam elevadas doses de K apresentaram conteúdos mais elevados de ácido ascórbico; banana ‘que receberam doses 210N/144K e 285N/336K, apresentaram maior expressão e atividade das enzimas do ácido ascórbico; banana ‘Vitória’ de plantas que receberam dose de 210N/456K foram os que foram mais aceitos na avaliação sensorial.
Presidente - 338246 - SILVANDA DE MELO SILVA
Interno - 1347485 - REJANE MARIA NUNES MENDONCA