PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA (CCA - PPGA)

CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS (CCA)

Banca de QUALIFICAÇÃO: HELTON DE SOUZA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: HELTON DE SOUZA SILVA
DATA: 20/12/2021
LOCAL: Plataforma Meet
TÍTULO: Bioestimulante a base de lignosulfonato de cálcio atenua os efeitos deletérios da salinidade da água de irrigação em melancieira
PALAVRAS-CHAVES: Citrullus lanatus; lignosulfonato; bioestimulante; produção vegetal; manejo do solo e água
RESUMO: Na maior parte da região Nordeste as chuvas são escassas, com predominância de rios intermitentes, obrigando os agricultores a usarem águas subterrâneas com elevado teores de sais, o que prejudica o rendimento das culturas, portanto é necessário o desenvolvimento de pesquisas utilizando produtos que podem atenuar os efeitos deletérios causado pela irrigação com água salina. Neste sentido, objetivou-se com este trabalho avaliar o efeito da aplicação do Codasalpremium® em melancieira irrigada com água salina. O experimento foi composto de um fatorial 2x4, correspondente a duas condutividades elétrica da água de irrigação (0,4 e 4,0 dS m-1) e quatro doses de Codasalpremium® (0; 3,13; 6,25 e 12,5 mL L-1), com cinco blocos. Foi avaliado o comprimento, diâmetro, taxa de crescimento absoluta, taxa de crescimento relativa, condutância estomática, concentração interna de CO2, assimilação líquida de CO2, transpiração, eficiência no uso da água, massa seca da parte aérea, da raiz e total e condutividade elétrica do extrato de saturação do solo. Foi possível constatar que as doses de Codasalpremium® reduziu linearmente os valores dos parâmetros relacionados as trocas gasosas, no entanto, favoreceu o maior crescimento das plantas irrigadas com água salina. Assim, observa-se que o produto tem potencial como atenuante do efeito deletério da água de irrigação com elevado teor de sais em melancieira.
Presidente - 034.871.574-97 - ITALO HERBERT LUCENA CAVALCANTE - UNIVASF
Interno - 1347774 - WALTER ESFRAIN PEREIRA