PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA (CCA - PPGA)

CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS (CCA)

Banca de DEFESA: MANOEL CÍCERO DE OLIVEIRA FILHO

DISCENTE: MANOEL CÍCERO DE OLIVEIRA FILHO
DATA: 24/02/2022
LOCAL: Google meet
TÍTULO: SELETIVIDADE DOS EXTRATOS AQUOSOS E ALCOÓLICOS DE Calotropis procera (Aiton, 1811) (Gentianales: Apocynaceae) SOBRE Euborellia annulipes (Lucas, 1847) (Dermaptera: Anisolabididae)
PALAVRAS-CHAVES: Dermaptera; Predador; Extratos vegetais; Inimigos naturais.
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia
SUBÁREA: Fitossanidade
ESPECIALIDADE: Entomologia Agrícola
RESUMO: O uso de extratos vegetais para o controle de pragas vem ganhando espaço nos últimos anos, sobretudo com o advento de ser inócuo para os seres humanos e não deixar resíduos nos alimentos. Assim, algumas plantas como algodão de seda (Calotropis procera) estão sendo estudas, por apresentarem potencial inseticida. A aplicação dos extratos nos cultivos para o controle de insetos-praga, pode implicar na redução dos inimigos naturais, como a tesourinha Euborellia annulipes, que são grandes aliadas do controle biológico. Dessa forma é necessário compreender a ação desses produtos sobre a biologia dos insetos predadores. Objetivou-se com a realização dessa pesquisa avaliar a influência dos extratos aquosos e alcoólicos de C. procera em diferentes concentrações sobre o inseto predador E. annulipes. A pesquisa foi desenvolvida no Laboratório de Zoologia dos Invertebrados (LABIN) do Departamento de Biociências do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal da Paraíba (CCA-UFPB), Campus II, Areia – PB, à temperatura de 25 ± 1º C, fotofase de 12 horas e umidade de 70 ± 10%. Testou-se as concentrações de 0, 5, 10, 15 e 20% do extrato aquoso e alcoólico de folhas de C. procera, com aplicação tópica sobre as fases ninfais e adultos de E. annulipes. Avaliou-se a sobrevivência dos insetos, parâmetros morfológicos e de reprodução. As concentrações citadas também foram aplicadas sobre os ovos do inseto predador para verificar o efeito ovicida. Conclui-se que o extrato alcoólico alonga, enquanto o extrato aquoso diminui a duração dos instares de E. annulipes; altas concentrações do extrato alcoólico, promove a redução no tamanho do inseto predador; ocorre redução nos parâmetros de número de ovos e ninfas, quando submetidos a aplicação do extrato alcoólico; em condições de laboratório a aplicação via tópica do extrato aquoso são inócuas ao inseto predador; as concentrações do extrato alcoólico, demonstra ser inócua na concentração de 5%, já nas de 10, 15 e 20% são levemente nocivas ao inseto predador; quanto ao efeito ovicida, conclui-se que com o aumento da concentração do extrato ocorre redução na viabilidade dos ovos, e esse aumento é maior no extrato alcóolico.
Presidente - 1716310 - CARLOS HENRIQUE DE BRITO
Interno - 3065808 - GLEIDYANE NOVAIS LOPES MIELEZRSKI