PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA (CCA - PPGA)

CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS (CCA)

Banca de QUALIFICAÇÃO: JOÃO PAULO DE OLIVEIRA SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOÃO PAULO DE OLIVEIRA SANTOS
DATA: 09/06/2022
LOCAL: Sala de Videoconferência
TÍTULO: PERFORMANCE INICIAL DE ACESSOS DE Opuntia spp. COM RESISTÊNCIA À Dactylopius opuntiae
PALAVRAS-CHAVES:
RESUMO: Opuntia é um importante gênero de Cactaceae e se destaca por sua utilização para produção de frutos e forragem. No Semiárido do Brasil, espécies desse gênero detêm relevante importância como reserva forrageira para a pecuária local. No entanto, algumas pragas, como a falsa cochonilha-do-carmim, representam um entrave para essa cultura. Nesse sentido, 15 acessos de Opuntia com resistência à falsa cochonilha-do-carmim foram avaliados nesse estudo, analisando-se características de morfologia, produção e trocas gasosas decorridos 180 dias após o plantio. Análises univariada e multivariada foram utilizadas. Os resultados demonstraram elevada variabilidade entre os acessos para altura e largura de plantas, número de cladódios, índice de área de cladódio, biomassa fresca de cladódios e produtividade de matéria fresca. No entanto, para as variáveis de trocas gasosas há menor variabilidade, e esta nem sempre foi significativa (p>0,05). A análise de componentes principais evidenciou forte associação entre as características morfológicas e a taxa de captação de CO2, eficiência instantânea de uso da água, eficiência intrínseca do uso de água e eficiência de carboxilação instantânea. Os resultados obtidos neste estudo evidenciam que aos 180 após o plantio já é possível identificar acessos de Opuntia com características superiores, e acessos como o 48, 49, 75, 91 e 100 podem ser recomendados.
Presidente - 1755911 - MANOEL BANDEIRA DE ALBUQUERQUE
Interno - 1347774 - WALTER ESFRAIN PEREIRA