PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA (CCA - PPGA)

CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS (CCA)

Banca de DEFESA: MARIA LUIZA DE SOUZA MEDEIROS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA LUIZA DE SOUZA MEDEIROS
DATA: 27/07/2022
LOCAL: Prédio do PPGA
TÍTULO: FENOLOGIA, CARACTERIZAÇÃO FISIOLÓGICA E BIOMÉTRICA DE SEMENTES DE Sideroxylon obtusifolium (Roem. & Schult.) T. D. Penn. POR MEIO DE TESTES TRADICIONAIS E ANÁLISE DE IMAGENS
PALAVRAS-CHAVES: Condições climatológicas. Fenofases. Processamento digital de imagens. Quixabeira. Qualidade de sementes.
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia
SUBÁREA: Fitotecnia
ESPECIALIDADE: Produção e Beneficiamento de Sementes
RESUMO: Sideroxylon obtusifolium (Roem & Schult.) T. D. Penn. é múltiplo uso, podendo ser aplicada na medicina popular, produção industrial de fitoterápicos, carpintaria, artesanato, entre outros, mas ainda há poucos estudos voltados para a mesma, sobretudo com relação à fenologia e qualidade de sementes. Nesse sentido, objetivou-se avaliar as diferentes fenofases e a caracterização fisiológica e biométrica de sementes de S. obtusifolium. Para tanto, foram realizados dois experimentos, sendo o primeiro de fenologia: conduzido em duas áreas de Caatinga paraibana, Boa Vista e Prata - PB, com 47 indivíduos da espécie sendo monitorados e avaliados a cada trinta dias durante 22 meses. O objetivo foi caracterizar os padrões fenológicos vegetativos e reprodutivos de S. obtusifolium, bem como o efeito das variáveis climáticas (precipitação, temperatura e umidade) em duas áreas de Caatinga na Paraíba. As variáveis avaliadas foram: percentual de intensidade de Fournier e o índice de atividade (brotamento, senescência, floração e frutificação), cuja sazonalidade de cada fenofase foi analisada pela estatística circular. No segundo experimento realizou-se a caracterização fisiológica e biométrica de sementes de S. obtusifolium, por meio de testes tradicionais e processamento digital de imagens com uso do software ImageJ®. Avaliou-se as seguintes variáveis: teor de água, germinação, primeira contagem e índice de velocidade de germinação, comprimento e massa seca de parte aérea e raiz de plântulas e biometria de sementes (área, perímetro, circularidade, largura, redondeza e solidez). O comportamento fenológico de brotação e senescência foliar foram contínuos, assim como de botões florais e flores em antese das populações estudadas de S. obtusifolium em áreas distintas de Caatinga e também semelhantes nos meses de pico, com maior intensidade em outubro e maior produção de frutos em julho. Os testes tradicionais utilizados para caracterização de sementes de S. obtusifolium possibilitaram o ranqueamento dos diferentes lotes, e a análise de imagem digital, obtida através do software ImageJ® foi eficiente em discriminar as diferenças biométricas entre lotes de sementes.
Presidente - 1520078 - EDNA URSULINO ALVES
Externo ao Programa - 1711408 - LENYNEVES DUARTE ALVINO DE ARAUJO