PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA (CCA - PPGA)

CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS (CCA)

Banca de QUALIFICAÇÃO: RAMON FREIRE DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAMON FREIRE DA SILVA
DATA: 02/09/2022
LOCAL: PPGA CCA UFPB (Plataforma meet)
TÍTULO: Produção de pimentão orgânico adubado com esterco e bioestimulado com substâncias húmicas no Semiárido brasileiro
PALAVRAS-CHAVES: Capsicum annuum; Esterco; Certificação orgânica; Substâncias húmicas, Semiárido.
RESUMO: A certificação orgânica em empresas agrícolas de produção familiar, principalmente na região nordeste, apresenta atualmente, como entrave, a obtenção de fertilizantes de fonte orgânicas, que possibilitem além de atender as necessidades inerentes ao manejo do solo e as culturas em produção, o não comprometimento econômico da atividade, devido aos elevados custos de obtenção, o que pode comprometer o empreendimento rural. Assim, em empresas de produção orgânica, a adubação deve ser bem manejada para possibilitar excelentes ganhos produtivos, disponibilizando nutrientes de forma racional, além de manter a estrutura do solo, possibilitando uma melhor retenção hídrica. Nesse sentido, objetivou-se avaliar o manejo da adubação orgânica associada ao bioestimulador de planta - substâncias húmicas - como promotores de crescimento e ativador fisiológico em pimentão para elevar a produção, melhorar a qualidade comercial, e conseguinte, incrementar a cadeia produtiva e rentabilidade de cultivo olerícula no Semiárido paraibano. A pesquisa foi desenvolvida durante o mês de agosto de 2021 a janeiro de 2022. As unidades experimentais foram constituídas de 12 tratamentos, 4 blocos casualizados, 4 plantas por repetição, arranjados em esquema fatorial com 4 doses de esterco bovino (8,0; 18,0; 28,0 e 38,0 t ha-1) e 3 doses de substâncias húmicas (0; 8,0; 12,0 Kg ha-1), totalizando 48 parcelas experimentais. As substâncias húmicas influenciaram nas características de qualidade do pimentão, obtendo-se incremento de 13,12; 5,63 e 7,03% para peso médio de fruto, diâmetro de fruto e comprimento de frutos (133,65 g, 75,73 mm e 80,94 mm), respectivamente, aplicando 8 t ha-1 de esterco associado a 8 kg ha-1 de substâncias húmicas. Como também, na produção, obtendo-se produção máxima de 1,2 Kg por planta e 43 t ha-1, resultando incremento na produção de 10 e 19,44%, respectivamente, aplicando 38 t ha-1 de esterco associado a 12 kg ha-1 de substâncias húmicas. Os teores nutricionais máximos de P (2,4 g Kg-1) da folha foram obtidos aplicando 38 t ha-1 de esterco associado a 12 Kg ha-1 de substâncias húmicas, os teores máximos de K (24,5 g Kg-1) foram obtidos aplicando 38 t ha-1, no entanto, a adubação orgânica não influenciou significativamente nos teores de nitrogênio foliar. No contexto fisiológico, as trocas gasosas foram estimuladas pelas substâncias húmicas, havendo incremento em fotossíntese líquida (34,2%) e condutância estomática (12,7%) aplicando-se 12 kg ha-1 de substâncias húmicas, obteve-se valor máximo de concentração interna de carbono (268,1 µmol mol-1) aplicando 8 t ha-1 de esterco, a taxa transpiratória elevou-se aplicando 38 t ha-1 de esterco associado a 12 kg ha-1 de substâncias húmicas, resultando em incremento de 42,4%. Além disso, obtiveram-se aumentos nas eficiências instantânea do uso da água (15,87%), instantânea da carboxilação (37,37%), efetiva da conversão de energia absorvida (23,53%), aplicando-se 12 kg ha-1 de substâncias húmicas, e no teor de clorofila a da folha (3,35%) aplicando 38 t ha-1 de esterco associado a 12 kg ha-1 de substâncias húmicas. O biosetimulante promoveu alterações anatômicas nas raízes do pimentão, aumento no diâmetro nos vasos xilemáticos, aumento na espessura e no número de pelos radiculares. Portanto, os bioestimulantes compostos de substâncias húmicas são uma alternativa ecologicamente viável para o manejo orgânico de pimentão, resultando na elevação da qualidade comercial e da produção nas condições edafoclimáticas do Semiárido.
Presidente - 1916066 - THIAGO JARDELINO DIAS
Interno - 3157372 - DIEGO SILVA BATISTA