PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA (CCA - PPGA)

CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS (CCA)

Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSÉ AYRON MORAES DE LIMA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSÉ AYRON MORAES DE LIMA
DATA: 07/12/2022
LOCAL: Google meet
TÍTULO: Métodos de inoculação, avaliação de resistência à fusariose e caracterização morfoagronômica de genótipos piementeiras Capsicum annuum
PALAVRAS-CHAVES: Resistência a doenças; métodos de inoculação; pimenteiras ornamentais; melhoramento
RESUMO: As pimentas Capsicum têm sido uma das favoritas da família das solanáceas devido ao fato de sua exploração geralmente ser feita através de fazendas familiares, o que alimentou sua popularidade. o objetivo desse trabalho foi testar metodologias de inoculação em pimenteiras ornamentais Capsicum annuum visando escolher um método mais eficiente na inoculação do fusarium sp. O estudo foi realizado em casa de vegetação com condições controladas, no campo experimental da Universidade Federal da Paraiba(UFPB) – Campus II , sob responsabilidade do Laboratório de Melhoramento Genético Vegetal e biotecnologia vegetal da UFPB. Foram utilizados 10 genótipos selecionados do Banco Ativo de Germoplasma (BAG) do Laboratório de Melhoramento Genético e biotecnologia Vegetal da UFPB. A inoculação das raízes das foi realizada aos 51 dias da semeadura. As mudas foram retiradas de suas células, e tiveram seu sistema radicular lavado em água corrente. Foram utilizados quatro métodos, sendo: método I- transplante em seguiga inoculação dos esporos no solos, método II- corte da raiz e imersão das plantas por 25 min, em seguida transplante, método III usou-se uma seringa para inocular os esposos na base da planta e o método IV-foi inoculado os esporos no solo dois dias antes do transplante. A avaliação foi realizada a partir do aparecimento dos primeiros sintomas por meio de escala de notas adaptada de (9), variando de 1 a 5, onde: 1= ausência de sintomas; 2= planta com 1/3 das folhas murchas; 3= planta 2/3 das folhas murchas; 4= planta totalmente murcha e 5= planta morta; e período de sobrevivência. ao total foram 15 características quantitativas. O experimento foi realizado em delineamento inteiramente casualizados (DIC) com 10 tratamentos, 4métodos, 5 plantas por unidade experimental. Ao final das avaliações as notas foram transformadas por índice de McKinney (7), para o cálculo da área abaixo da curva de progresso da doença (AACPD). O resultado da análise variância mostrou que houve diferençã significativa tanto para os métodos, quanto para os genótipos, sendo á maioria das características significtivas á 5% probabilidade pelo teste scott knott exceto para dias de floração. Verificou-se a eficácia da metodologia de inoculação de Fusarium incarnatum-equiseti por todos os métodos de de inoculação em Capsicum annuum L. O método 1 e 4 foram os métodos que mais influenciaram os genótipos, sendo indicados para inoculçao em pimenteiras do genêro capsicum annuum L por apresentaram eficácia.
Presidente - 388165 - ELIZANILDA RAMALHO DO REGO
Interno - 1449704 - LUCIANA CORDEIRO DO NASCIMENTO