PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA (CCA - PPGA)

CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS (CCA)

Banca de QUALIFICAÇÃO: ELNY ALVES ONIAS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ELNY ALVES ONIAS
DATA: 21/12/2022
LOCAL: Defesa remota pelo Google Meet
TÍTULO: Perfil de fenólicos e potencial funcional de maracujás silvestres visando identificar marcadores metabólicos
PALAVRAS-CHAVES: Passiflora edulis, compostos bioativos, compostos fenólicos, atividade antioxidante, valorização.
RESUMO: O maracujá amarelo (Passiflora edulis) é um dos frutos tropicais mais populares e em virtude do seu aroma típico, suas propriedades nutricionais e bioativas. No entanto, estudos com espécies silvestres do maracujazeiro são necessários, visando explorar suas grandes potencialidades, tanto relacionadas às suas propriedades funcionais, quanto à valorização da qualidade visando a expansão de comercialização dos frutos em diversas áreas como farmacêutica, industrial, medicinal e programas de melhoramento. Neste contexto, ainda não existem informações aprofundadas em frutos de maracujás silvestres sobre o perfil dos compostos bioativos e potencial funcional que possam estabelecer marcadores metabólicos. Assim, o objetivo deste estudo foi avaliar maracujás silvestres quanto ao compostos bioativos e potencial funcional da polpa e no albedo, em dois estádios de maturação. Frutos de quatro variedades de maracujás (Amarelo, Caatinga, Foetida e Peroba) nos estádios de maturação verde e maduro, em quatro repetições, foram submetidos às avaliações de ácido ascórbico, flavonoides amarelos, antocianinas, clorofila total, polifenóis extraíveis totais, atividade antioxidante pelos métodos de ABTS•+ e DPPH• e perfil de fenólicos (HPLC). Os dados foram submetidos à ANOVA e as médias comparadas pelo teste Tukey a 5 % de probabilidade. Realizou-se também, análises de componentes principais (ACP), análises de cluster e análises de agrupamento hierárquico. Os maracujás da Caatinga, Amarelo e Foetida se sobressaíram quanto à presença de compostos bioativos na polpa, apresentando os maiores teores de flavonoides amarelos, antocianinas e polifenóis extraíveis totais (PET). Os Foetida e Peroba apresentaram elevada capacidade de sequestro dos radicais DPPH• e ABTS•+. O albedo do maracujá Foetida destacou-se amplamente pelos maiores teores de flavonoides amarelos, clorofila total, PET que refletiram em elevada atividade antioxidante pelos métodos ABTS• e DPPH•+. Os ácidos fenólicos 3,4 dihiroxibenzoico, 4 hidroxibenzoico e vanílico e os flavonoides miricetina e catequina foram os compostos fenólicos majoritários encontrados nas polpas. A polpa do maracujá da Caatinga destacou-se por apresentar os maiores teores de ácidos fenólicos e flavonoides nos estádios verde e maduro. Com relação ao albedo foi identificado maior número de fenólicos, quando comparados com a polpa, com dois fenólicos específicos, o ácido cafeico e a crisina. Os ácidos 4 hidroxibenzoico e salicílico e os flavonoides rutina, miricetina, catequina e quercetina foram os compostos fenólicos mais representativos nos albedos. Entre os albedos, o do Foetida apresentou os maiores teores de ácidos fenólicos e flavonóides, em que o ácido salicílico e a miricetina foram os principais compostos representativos, respectivamente que se caracterizam como marcadores moleculares.
Presidente - 338246 - SILVANDA DE MELO SILVA
Interno - 1347485 - REJANE MARIA NUNES MENDONCA