PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA (CCA - PPGA)

CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS (CCA)

Banca de QUALIFICAÇÃO: KATYANNE MACIEL WANDERLEY

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KATYANNE MACIEL WANDERLEY
DATA: 03/03/2023
LOCAL: AUDITORIO DO PPAGRO
TÍTULO: CAPACIDADE COMBINATÓRIA EM Coriandrum sativum L. POR MEIO DE ANÁLISE DIALÉLICA
PALAVRAS-CHAVES: Efeitos aditivos, Efeitos não aditivos, Capacidade Geral de Combinação, Capacidade Específica de Combinação, Híbridos, Coentro.
RESUMO: O coentro está entre as hortaliças-condimentares mais produzida e apreciada no Brasil, principalmente no Nordeste, mas são poucos os estudos sobre esta espécie. Desta forma, o objetivo deste trabalho foi estimar a capacidade geral e específica de genótipos de coentro (Coriandrum sativum L.) visando identificar as melhores combinações híbridas e os melhores parentais para a síntese de novas populações. O experimento foi conduzido em casa de vegetação no setor de Biotecnologia Vegetal do Centro de Ciências Agrárias, Universidade Federal da Paraíba (CCA-UFPB), Estado da Paraíba, Brasil. Foram utilizadas oito cultivares de coentro as quais foram submetidas a cruzamentos manuais. Foram avaliados 13 caracteres quantitativos referentes à plântula, planta, flor e frutos. Os dados foram submetidos à análise dialélica pelo método I de Griffing. Os resultados evidenciaram que houve influência dos efeitos aditivos e não aditivos, com superioridade para os efeitos aditivos, favorecendo a obtenção de linhagens superiores por meio de seleção de genótipos em populações segregantes provenientes de combinações hibridas promissoras. As cultivares Purple, Tabocas, Cilantro, Verdão e Rei são as mais indicadas para programas de melhoramento genético de coentro, em função da sua CGC para os caracteres analisados. Os cruzamentos 2x6, 2x4, 1x7, 6x8, 2x4, 3x6, 4x6, 6x7, 4x7, 2x7, 1x2 e 5x6 são promissores para seleção por apresentar estimativas elevadas de CEC.
Presidente - 388164 - MAILSON MONTEIRO DO REGO
Interno - 388165 - ELIZANILDA RAMALHO DO REGO