PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA (CCA - PPGA)

CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS (CCA)

Banca de DEFESA: ADRIANA DA SILVA SANTOS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ADRIANA DA SILVA SANTOS
DATA: 27/02/2023
LOCAL: Plataforma Meet - https://meet.google.com/mej-gosy-akv
TÍTULO: DETERMINAÇÃO DO PORTA-ENXERTO MAIS ADEQUADO PARA O CULTIVO ADENSADO DAS MANGUEIRAS KEITT, PALMER, KENT E TOMMY ATKINS NO VALE DO SÃO FRANCISCO
PALAVRAS-CHAVES: Mangifera indica, propagação, fisiologia vegetal, adensamento de pomares
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia
SUBÁREA: Fitotecnia
ESPECIALIDADE: Manejo e Tratos Culturais
RESUMO: A manga é uma das mais conhecidas frutas tropicais e com grande representatividade econômica nos mercados brasileiro e internacional. Mesmo que a cultura da mangueira possa ser propagada por sementes, a enxertia torna-se indispensável na produção de mudas e formação de pomares comerciais, uma vez que essa técnica constitui a forma de propagação mais apropriada, pois mantem o padrão genético da cultivar, tornando-se uma alternativa que possibilite a uniformidade do pomar, plantas mais resistentes, com porte reduzido e maior produtividade. Porém, trabalhos relacionados com escolha de porta-enxertos para o estabelecimento das cultivares de interesse econômico no Vale do São Francisco são incipientes. Nesse sentido, objetivou-se avaliar o efeito do porta-enxerto na produção de mudas e durante o estabelecimento de pomar adensado das mangueiras ‘Keitt’, ‘Palmer’, ‘Kent’ e ‘Tommy Atkins’ no Vale do São Francisco. O experimento foi conduzido em duas etapas, onde a primeira foi avaliada a influência da combinação porta-enxertos/cultivares-copa no crescimento, trocas gasosas e acúmulo de carboidratos em mudas de mangueiras, sendo conduzido de outubro de 2019 a maio de 2020 em viveiro com telado de 50% de sombreamento no setor de Fruticultura da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), no município de Petrolina-PE. Já na segunda etapa foi estudado o estabelecimento destas combinações de mangueiras no campo, conduzido de maio de 2020 a fevereiro de 2022, sendo avaliado aos 180, 360 e 540 dias após o transplantio. O delineamento experimental foi em blocos ao acaso, realizado em esquema fatorial 3 x 4, correspondentes respectivamente aos porta-enxertos (‘Espada’, ‘Capucho’ e ‘Coquinho’) e às cultivares copa (Keitt, Palmer, Kent e Tommy Atkins), com cinco repetições de cinco plantas por parcela para a primeira etapa; e cinco repetições de duas plantas por parcela na segunda etapa. Durante a condução dos experimentos foram feitas avaliações de pegamento, crescimento, trocas gasosas, pigmentos fotossintéticos, atividade da enzima nitrato redutase, extravasamento de eletrólitos e acumulo de carboidratos nas plantas. Observou-se efeito dos porta-enxertos no crescimento, pigmentos fotossintéticos, carboidratos solúveis totais, amido e trocas gasosas das cultivares copa de mangueira’. O porta-enxerto ‘Capucho’ potencializa desempenho superior na maioria das variáveis analisadas, especialmente nas cultivares copa ‘Palmer’ e ‘Tommy Atkins’ durante a fase de muda. Há efeito dos porta-enxertos ‘Espada’, ‘Capucho’ e ‘Coquinho’ nos índices de clorofila foliar e trocas gasosas em mangueiras cvs. Keitt, Palmer, Kent e Tommy Atkins durante o estabelecimento do pomar, mas os efeitos dependem também do período de avaliação; De forma geral, os porta-enxertos ‘Espada’ e ‘Capucho’ conferem os melhores resultados para as variáveis carboidratos solúveis totais, amido solúvel, atividade da nitrato redutase em folhas e raízes e extravasamento de eletrólitos em folhas das cultivares copa ‘Keitt’ e ‘Kent’.
Interno - 034.871.574-97 - ITALO HERBERT LUCENA CAVALCANTE - UNIVASF
Interno - 1347485 - REJANE MARIA NUNES MENDONCA