PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA (CCA - PPGA)

CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS (CCA)

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: TATIANA LEITE BULHÕES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: TATIANA LEITE BULHÕES
DATA: 28/02/2023
HORA: 08:00
LOCAL: Defesa hibrida (parte remota pelo Google Meet e no Laboratório de Pós-Colheita)
TÍTULO: QUALIDADE, COMPOSTOS BIOATIVOS E ATIVIDADE ANTIOXIDANTE DE PIMENTÃO VERDE SOB ADUBAÇÃO COM SUBSTÂNCIAS HÚMICAS E ESTERCO BOVINO
PALAVRAS-CHAVES: Capsicum annuum, bioestimulantes, carotenoides, flavonoides amarelos, potencial funcional, produção orgânica.
PÁGINAS: 55
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia
SUBÁREA: Fitotecnia
ESPECIALIDADE: Fisiologia de Plantas Cultivadas
RESUMO: O pimentão é uma hortaliça tropical anual, da família das Solanáceas, cujo cultivo é importante economicamente por oferecer retorno rápido, sendo amplamente explorado por pequenos e médios horticultores. O solo fértil e bem drenado é importante para produzir uma boa colheita, assim como o uso de insumos orgânicos, como o esterco bovino e as substâncias húmicas, que melhoram a fertilidade do solo e aumentam a disponibilidade de nutrientes para as plantas. A combinação de esterco bovino e substâncias húmicas pode ter um impacto ainda maior no desenvolvimento das hortaliças do que o uso de apenas um desses. As substâncias húmicas são compostos orgânicos encontrados em matéria orgânica decomposta, que podem aumentar a eficiência da adubação e melhorar a absorção de nutrientes pelas raízes das plantas. O objetivo do estudo foi avaliar a influência de diferentes níveis de esterco bovino combinado s com substâncias húmicas na qualidade, compostos bioativos e atividade antioxidante de pimentões. As unidades experimentais foram constituídas de quatro plantas. No total, foram testados 12 tratamentos, em quatro blocos casualizados, seguindo um esquema fatorial que combinou quatro doses de esterco bovino (8, 18, 28 e 38 t ha-1) com três doses de substâncias húmicas (SH) em uma proporção de 1:10 (m:v), correspondendo a 0, 8 e 12 kg ha-1 que resultou em um total de 48 parcelas experimentais nos frutos colhidos na maturidade comercial. No laboratório foram avaliados atributos de qualidade, compostos bioativos e atividade antioxidante. A adubação com 28 t ha-1 de esterco bovino possibilitou a produção de frutos com maior espessura de polpa, comprimento, diâmetro e peso sem a adição de substâncias húmicas. A utilização de 12 kg SH com 38 t ha-1 influenciou nos parâmetros de cor da casca tornando o fruto mais pigmentado. Por sua vez, pimentões cultivados com 18 t de esterco e 12 kg SH apresentaram maior dureza e rigidez. A aplicação de SH aumentou teores de ácido ascórbico, flavonoides amarelos, clorofilas e carotenoides totais. Além disso, frutos adubados com SH apresentaram uma maior atividade antioxidante quando comparado aos cultivados apenas com esterco bovino. No geral, os resultados indicam que a aplicação de SH permite a redução da aplicação de esterco bovino com melhoria da qualidade e atividade antioxidante dos frutos, caracterizando-se como uma estratégia eficaz para aumentar o aporte de compostos bioativos e potencial funcional do pimentão verde.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 338246 - SILVANDA DE MELO SILVA
Interno - 1347485 - REJANE MARIA NUNES MENDONCA
Interno - 1916066 - THIAGO JARDELINO DIAS
Externo à Instituição - RENATO LIMA DANTAS