PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA (CCA - PPGA)

CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS (CCA)

Banca de DEFESA: LUCAS SOARES RODRIGUES

DISCENTE: LUCAS SOARES RODRIGUES
DATA: 30/05/2023
LOCAL: Plataforma Meet - https://meet.google.com/ghj-wxzn-kyf
TÍTULO: ESTRATÉGIAS DE MANEJO DE CAMPO PARA INCREMENTO NA PRODUTIVIDADE E QUALIDADE EM FRUTOS DE MANGAS CV. ATAULFO E KENT
PALAVRAS-CHAVES: Mangifera indica L., nutrição vegetal, produção, pós-colheita
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia
SUBÁREA: Fitotecnia
ESPECIALIDADE: Manejo e Tratos Culturais
RESUMO: A manga (Mangifera indica L.) é umas das frutas tropicais de maior importância econômica em todo o mundo e no Brasil é o segundo fruto mais exportado. As cultivares Ataulfo e Kent tem se destacado pelas características físico-químicas e sensoriais favoráveis, sendo mais demandadas pelo mercado internacional, para isso produtividade e qualidade do fruto são ligadas. A qualidade do fruto é um fator de extrema relevância, onde o cálcio (Ca) tem sido sinônimo de qualidade do fruto e algumas práticas como o déficit hídrico antes da colheita pode influenciar positivamente nesses fatores citados. Com isso, objetivou com o trabalho avaliar o efeito de fontes de cálcio e aplicação da restrição hídrica antes da colheita no estado nutricional, produtividade e na qualidade pós-colheita de frutos de mangueira ‘Ataulfo’ e ‘Kent’ produzidas em condição semiárida do Vale do São Francisco. O experimento foi realizado em duas áreas diferentes de pomar comercial de mangueira. O delineamento foi em blocos casualizados, no esquema fatorial 4 × 2, com quatro repetições e três plantas por parcela. Os fatores foram referentes às fontes de cálcio (sem aplicação de cálcio, cloreto de cálcio – CaCl2, cálcio complexado em ácidos orgânicos – Ca-AO e ácidos complexados em aminoácidos – Ca-AA) e suspensão da lâmina hídrica quinze dias antes da colheita (sem e com). Amostras de solo e folhas foram coletadas no pré florescimento e pós colheita para determinação de fertilidade e para estimativa da produtividade (t ha-1), foram contabilizados o número de frutos e em seguidas pesados (massa de frutos) e multiplicado pela densidade de plantio para determinação da produção (kg planta-1).E para fins de determinação da físico-química, foram colhidos frutos com maturidade fisiológica. A utilização de produtos complexantes em cálcio promove disponibilidade de outros nutrientes no solo favorecendo absorção e incrementando nos teores nutricionais no pré florescimento e pós colheita. Como também, fontes complexadas com déficit hídrico antes da colheita eleva a capacidade produtiva e a qualidade pós-colheita. No entanto, aplicação de cálcio complexado com aminoácidos apresentam frutos com mais qualidades e de acordo para exportação em ambas cultivares.
Presidente - 034.871.574-97 - ITALO HERBERT LUCENA CAVALCANTE - UNIVASF
Interno - 1347485 - REJANE MARIA NUNES MENDONCA