PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA (PPGEM)

Banca de DEFESA: JUANICE HELENA DE ANDRADE

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JUANICE HELENA DE ANDRADE
DATA: 25/07/2018
LOCAL: AUDITÓRIO DO PPGEM
TÍTULO: ESTUDO TEÓRICO E COMPARAÇÃO EXPERIMENTAL DO ESCOAMENTO INTERNO DESCENDENTE DA PELÍCULA DE SOLUÇÃO ÁGUA E BROMETO DE LÍTIO EM ABSORVEDORES DE TUBOS VERTICAIS
PALAVRAS-CHAVES: Transferência Simultânea de Calor e Massa, Refrigeração por absorção, película descendente, absorvedor vertical, GITT.
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Mecânica
RESUMO: Este trabalho apresenta uma solucao hibrida analitica numerica para a transferencia simultanea de calor e massa em absorvedores de tubos horizontais e verticais. A Tecnica da Transformada Integral Generalizada e usada para resolver o sistema de equacoes diferenciais parciais, de energia e difusao de massa, em regime permanente, no escoamento da pelicula descendente formada pela solucao por cima do duto horizontal e no interior do duto vertical dos absorvedores. A tecnica permite a manipulacao matematica do sistema de equacoes diferenciais parciais e suas condicoes de contorno, mesmo que sejam nao lineares, para produzir sistemas de equacoes diferenciais ordinarias para os potenciais transformados. A subrotina DIVIPAG, da biblioteca IMSL, e utilizada para resolver os sistemas diferenciais e produzir resultados numericos na direcao axial da pelicula ao longo do tubo. O problema resolvido e comparado com a configuracao experimental existente no Centro de Innovacion Tecnologica em Revalorizacion Energetica y Refrigeracion (CREVER), da Universitat Rovira i Virgili. Dados experimentais para uma situacao de teste sao utilizados para a parametrizacao e o estabelecimento da adimensionalizacao usada no problema resolvido. Resultados numerico-experimentais da simulacao sao utilizados para determinar os principais parametros de interesses praticos, tais como, temperatura media da pelicula, concentracao media, numero de Nusselt e numero de Sherwood para as condicoes do escoamento estabelecido experimentalmente. Observacoes finais sao feitas a partir dos resultados, apresentados em tabelas e graficos, e sugestoes serao apontadas para o ajuste e a melhoria do modelo.
Interno - 1753873 - ABEL CAVALCANTE LIMA FILHO
Presidente - 330572 - CARLOS ANTONIO CABRAL DOS SANTOS