PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA (PPGEM)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: JOAB SOBREIRA DE ANDRADE

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOAB SOBREIRA DE ANDRADE
DATA: 24/07/2018
HORA: 14:30
LOCAL: AUDITÓRIO DO PPGEM
TÍTULO: DESENVOLVIMENTO DE UMA METODOLOGIA PARA A DETERMINAÇÃO E ANÁLISE DA INCERTEZA DE UMA MÁQUINA DE MEDIÇÃO POR COORDENADAS COM SENSOR DE CÂMERA
PALAVRAS-CHAVES: máquina de medição por coordenadas, sensor de câmera, incerteza de medição, GUM, esferas de alta exatidão.
PÁGINAS: 137
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Mecânica
RESUMO: Os sistemas de medicao desempenham um importante papel nos processos produtivos atuais, principalmente nas industrias que utilizam os processos de manufatura. O controle metrologico satisfatorio contribui para uma producao mais eficiente, economizando recursos e tornando a empresa mais competitiva, todavia, as exigencias atuais quanto ao tempo de fabricacao e a qualidade dos produtos necessitam de sistemas de medicao mais confiaveis, rapidos e seguros, o que motiva o estudo e desenvolvimento de sistemas de medicao que atendam essa crescente demanda. Neste contexto, a tese se aprofunda no estudo e pesquisa na area de metrologia com maquina de medicao por coordenadas (MMC) integrados com visao de maquina ou sensor de camera, explorando sua capacidade. Neste trabalho foi desenvolvida uma metodologia para a determinacao e analise da incerteza de medicao relacionados a MMC integrados com sistema de medicao por imagem ou sensor de camera seguindo as recomendacoes da norma ISO 10360-7. As principais fontes de incerteza relacionados ao processo de medicao via processamento e analise de imagens sao discutidas, tendo como destaque as condicoes de iluminacao e calibracao de pixel. Testes para avaliar a influencia da iluminacao foram realizados, obtendo-se o melhor par de iluminacao ring-coaxial utilizando a incerteza-padrao como fator avaliativo. Desenvolveu-se ainda um artefato utilizado para avaliar a incerteza de medicao a partir de esferas de alta exatidao de 1mm de diametro como padrao de referencia. Um sistema do tipo CAD foi utilizado para o projeto de um suporte para a fixacao de tais esferas. Por fim, desenvolveu-se um programa computacional que, compondo a metodologia proposta, auxiliasse na avaliacao dos resultados das incertezas atraves de graficos e equacoes que representam a incerteza expandida da maquina de medicao por coordenadas com sensor de camera utilizada. A metodologia proposta foi confrontada com a metodologia GUM, considerando as seguintes fontes de incerteza: a repetibilidade do sistema de medicao, iluminacao e calibracao de pixel. Os resultados mostraram que o sistema proposto apresentou otimo desempenho, exibindo com rapidez a expressao que caracteriza a incerteza expandida da MMC com sensor de camera.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 6334035 - JOSE ANTONIO RIUL
Externo ao Programa - 2532716 - JOSE CARLOS DE LIMA JUNIOR
Externo ao Programa - 1296645 - KOJE DANIEL VASCONCELOS MISHINA
Interno - 2454645 - MARCELO CAVALCANTI RODRIGUES
Externo à Instituição - SEVERINO CESARINO DA NOBREGA NETO