PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA (PPGEM)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
- Telefone/Ramal
-
Não informado
Notícias
Banca de DEFESA: RENNAN JACKSON FERREIRA MACEDO
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RENNAN JACKSON FERREIRA MACEDO
DATA: 25/07/2018
HORA: 14:30
LOCAL: AUDITÓRIO DO PPGEM
TÍTULO: ADAPTAÇÃO DE UM MOTOR DIESEL PARA ATUAR COMO BICOMBUSTÍVEL: DIESEL-GÁS NATURAL
PALAVRAS-CHAVES: Motor Diesel, Motor Dual, Gás Natural
PÁGINAS: 54
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Mecânica
RESUMO: O Brasil esta entre os paises mais consumidores de energia eletrica do mundo, sendo o
terceiro do continente americano, superado apenas por Estados Unidos e Canada. O maior
consumidor de energia eletrica no Brasil e o setor industrial, seguido do residencial e do
comercial, com 35,7%, 28,8% e 19,1%, respectivamente. Desta forma, o setor industrial e o
mais afetado por problemas de abastecimento de energia. Tendo em vista a reducao dos gastos
e a garantia do fornecimento de energia eletrica em horarios cujas tarifas sao mais caras, as
industrias costumam fazer uso de grupos geradores acionados por motores a diesel. Esses
motores, entretanto, contaminam o meio ambiente devido a emissao de grandes quantidades
de material particulado e compostos de enxofre em seus gases de exaustao. Neste contexto,
novos combustiveis vem sendo estudados para serem empregados em motores Diesel, como
por exemplo, o gas natural. Neste sentido, este trabalho tem como objetivo realizar a
adaptacao de um motor Diesel MWM, modelo D229-4 para atuar de forma Dual com diesel e
gas natural. Nesta adaptacao, buscou-se, principalmente, a reducao nos custos de operacao do
motor, assim como, a diminuicao da emissao de particulados para o meio ambiente. Apos a
realizacao dos ensaios e comparando os resultados do motor original com os do motor dual,
foi possivel constatar uma reducao no custo de operacao de ate 17,92 R$/h, tendo em vista
que existe variacao no percentual de economia, que vai de 3,49% ate 48,77%, a depender da
carga aplicada. Outro fator importante, foi a reducao da opacidade da fumaca oriunda da
combustao. Desta forma, o conjunto de resultados obtidos, certifica que a conversao de
motores Diesel para funcionar de forma Dual (diesel/gas natural) e economicamente viavel e
proporciona uma reducao consideravel na poluicao do meio ambiente.
MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 2474539 - ADRIANO SITONIO RUMAO
Presidente - 329578 - EMERSON FREITAS JAGUARIBE
Interno - 1527366 - PAULO HENRIQUE DE MIRANDA MONTENEGRO