PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA (PPGEM)

Banca de DEFESA: ANNE KARYNE CUNHA MARTINS

DISCENTE: ANNE KARYNE CUNHA MARTINS
DATA: 30/07/2018
LOCAL: AUDITÓRIO DO PPGEM
TÍTULO: CARACTERIZAÇÃO DA INTERFACE DA SOLDA DE AMANTEIGAMENTO AÇO SAE 8630M COM INCONEL 725 PELO PROCESSO DE SOLDAGEM MIG
PALAVRAS-CHAVES: soldagem, juntas dissimilares, aços ligas, ligas de níquel, microestrutura.
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Mecânica
RESUMO: Resumo: Uma das maiores preocupacoes no segmento petrolifero esta relacionada as propriedades mecanicas e a resistencia a corrosao dos seus diversos componentes devido a recentes casos de falhas em juntas dissimilares de estruturas submarinas. Em virtude disto, este trabalho tem como objetivo analisar o comportamento mecanico e microestrutural da interface da solda de amanteigamento utilizada nessas juntas dissimilares para aplicacoes em estruturas offshore submetida a protecao catodica. O processo de soldagem MIG foi utilizado no amanteigamento do aco SAE 8630 modificado com o consumivel AWS ERNiCrMo-15 (Inconel 725). Para protecao do arco e da poca de fusao foi utilizada a mistura 75% Ar + 25% He. As variaveis de influencia foram o tratamento termico de alivio de tensoes (com TTAT e sem TTAT) e o modo de corrente (convencional e pulsada). As variaveis de resposta analisadas sao a diluicao, a microestrutura e a microdureza da interface do amanteigamento. Como resultados obteve-se que o uso do TTAT apos a solda de amanteigamento nao garantiu niveis de microdureza (HV0,025) desejadas nas zonas parcialmente diluidas (ZPDs) devido ao aparecimento de uma elevada quantidade de zonas martensiticas, rica em ferro, chamadas de Zona M.
Presidente - 1283390 - JOSE HILTON FERREIRA DA SILVA
Interno - 1367468 - RODINEI MEDEIROS GOMES