PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA (PPGEM)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
- Telefone/Ramal
-
Não informado
Notícias
Banca de QUALIFICAÇÃO: GABRIELA JORDÃO LYRA
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GABRIELA JORDÃO LYRA
DATA: 31/07/2018
HORA: 09:00
LOCAL: AUDITÓRIO DO PPGEM
TÍTULO: INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PARA DIAGNÓSTICO DE FALHA EM MOTORES DE INDUÇÃO TRIFÁSICOS VIA ANÁLISE SONORA
PALAVRAS-CHAVES: Motor de Indução Trifásico, Inteligência Artificial, Detecção de Falhas,
Redes Neurais Artificiais.
PÁGINAS: 58
RESUMO: O motores de indução trifásicos estão presentes em praticamente todos os processos
industriais, sendo considerados a espinha dorsal da indústria moderna. Mas, como qualquer
outro equipamento, são vulneráveis a falhas, as quais, se não forem monitoradas, podem
levar a comprometer setores vitais de produção e causar acidentes. Existem várias técnicas
convencionais de detecção de falhas em motores de indução, como exemplo, através da
análise da vibração e da análise da corrente de armadura, porém a análise dos sinais acústicos
emitidos por essas máquinas ainda não foi suficientemente explorada como uma técnica
alternativa de monitoramento e detecção não invasivo. Desde que o primeiro motor foi
construído, os operadores das indústrias escutavam os ruídos que emanavam das máquinas, e
com experiência suficiente, podiam fazer uma estimativa da condição dessa máquina. A
proposta desse trabalho é o desenvolvimento de um método de detecção de falha em
rolamentos de motores de indução trifásicos, através do desenvolvimento de uma inteligência
artificial, via análise do som emitido pelo mesmo em funcionamento. A metodologia proposta
baseia-se na aquisição da emissão acústica por um dispositivo eletrônico, na decomposição
desse sinal adquirido em detalhes e aproximações utilizando a técnica Análise Wavelet
Multiresolução (AWM) e por fim, o levantamento dos resultados estatísticos desses detalhes
servirão como entrada de dados para um sistema de redes neurais artificiais. O sistema deverá
permitir a caracterização da falha do motor. A técnica proposta será testada, validada e
treinada experimentalmente usando uma bancada de testes, na qual falhas nos rolamentos
serão aplicadas.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1753873 - ABEL CAVALCANTE LIMA FILHO
Externo ao Programa - 2579537 - ALISSON VASCONCELOS DE BRITO
Externo ao Programa - 1636976 - FABIANO SALVADORI
Interno - 331013 - FRANCISCO ANTONIO BELO
Interno - 1606978 - ISAAC SOARES DE FREITAS