PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA (PPGEM)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: Esdras Carvalho da Costa

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: Esdras Carvalho da Costa
DATA: 29/08/2018
HORA: 09:00
LOCAL: AUDITÓRIO DO PPGEM
TÍTULO: ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DA CARGA DE HIDROGENAÇÃO NA TENACIDADE À FRATURA QUASE ESTÁTICA DE JUNTAS SOLDADAS DISSIMILARES
PALAVRAS-CHAVES: Tenacidade quase estática, permeação por hidrogênio, junta soldada dissimilar, hidrogenação, fragilização, CTOD.
PÁGINAS: 98
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Mecânica
RESUMO: O presente trabalho analisou a influencia do hidrogenio na tenacidade quase estatica de uma junta soldada dissimilar, constituida dos metais de base aco AISI 8630M e ASTM A-36, tendo como metal de adicao o arame AWS ERNiCrMo-3 (comercialmente conhecido como INCONEL 625). A referida junta, que e uma das mais utilizadas no setor petrolifero, vem apresentando fraturas frageis nas regioes da ZTA, em consequencia das transformacoes metalurgicas e tensoes residuais provocadas pelo aporte termico de soldagem. O parametro de tenacidade a fratura utilizada foi o de deslocamento de abertura da ponta da trinca, conhecido como CTOD (Crack Tip Open Displecement). Por se tratar de uma junta soldada os corpos-de-prova utilizados foram do tipo SE(B), submetidos a flexao em tres pontos e testados ao ar apos previa hidrogenacao. A hidrogenacao dos corpos de prova de CTOD foi realizada em solucao de NaCl sob cargas de – 650 mV, - 850 mV e - 1100mV. Os testes eletroquimicos de permeacao utilizados na quantificacao do hidrogenio retido foram realizados tanto na ZTA quanto no MB em dois niveis de carga de -650 mV e -1100mV. Em termos do parametro CTOD, os resultados nao indicaram influencia do hidrogenio na fragilizacao da junta soldada, analisados nos tres niveis de pre – cargas de hidrogenacao pre – estabelecidos. Por sua vez, em termos de permeacao por hidrogenio, houve um aumento no numero de sitios intersticiais da ZTA em comparacao com o MB.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2015851 - DANIELLE GUEDES DE LIMA CAVALCANTE
Externo à Instituição - EUDESIO OLIVEIRA VILAR
Externo ao Programa - 330786 - JOSE GONCALVES DE ALMEIDA
Interno - 6338185 - JOSINALDO PEREIRA LEITE
Interno - 1367468 - RODINEI MEDEIROS GOMES