PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA (PPGEM)

Banca de DEFESA: MARCELLE BATISTA MARTINS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARCELLE BATISTA MARTINS
DATA: 31/08/2018
LOCAL: AUDITÓRIO DO PPGEM
TÍTULO: GENETICBEE - UM MODELO COMPUTACIONAL PARA A OTIMIZAÇÃO DA EFICIÊNCIA ENERGÉTICA DE UM SISTEMA METROFERROVIÁRIO UTILIZANDO ALGORITMOS GENÉTICOS
PALAVRAS-CHAVES: Sistema Metroferroviário, Eficiência Energética, Modelagem Matemática, Modelagem Computacional, Algoritmo Genético.
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Mecânica
RESUMO: Os motores eletricos dos trens e vagoes de um Sistema Metroferroviario sao alimentados pela energia eletrica, necessitando de uma demanda elevada de energia. Alem disso, este sistema de transporte sobre trilhos tem crescido cada dia mais e com isto, atualmente buscam-se solucoes para otimizar o consumo da energia eletrica. Este trabalho tem como objetivo apresentar uma analise da conducao manual dos TUEs (Trens Unidade Eletricos) da CBTU (Companhia Brasileira de Trens Urbanos) - Recife, bem como demostrar uma analise sobre a utilizacao da energia eletrica disponibilizada pelos motores nos processos de aceleracao e frenagem. Para este fim sera proposto um modelo geral que engloba a analise dos perfis de velocidade, onde chamamos aqui tambem de Modelo para a Otimizacao de Speed Profile. Este modelo inclui simulacoes empiricas com os dados reais colhidos atraves de sensores nas estacoes do METROREC e demonstracao do desenvolvimento de um Algoritmo Genetico da Inteligencia Artificial apropriado para o contexto. Assim, apos apresentacao deste modelo, o mesmo sera validado com o auxilio de um software onde o modelo proposto foi implementado, utilizando a linguagem de programacao Java. Atraves das simulacoes com os dados reais, pretende-se demonstrar que controlando os perfis de velocidade dos trens, considerando alguns limites, restricoes e parametros, ocorrera a reducao do consumo de energia na malha metroferroviaria, o que ira favorecer um transporte mais sustentavel e uma reducao monetaria dos gastos. O modelo pode ser adaptado para outras malhas metroferroviarias, como tambem pode servir de prototipo para a academia e industria.
Presidente - 1753873 - ABEL CAVALCANTE LIMA FILHO
Externo à Instituição - ANDREA SAMARA SANTOS DE OLIVEIRA GOMES