PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA (PPGEM)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
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Notícias
Banca de DEFESA: MARCELLE BATISTA MARTINS
Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARCELLE BATISTA MARTINS
DATA: 31/08/2018
HORA: 14:00
LOCAL: AUDITÓRIO DO PPGEM
TÍTULO: GENETICBEE - UM MODELO COMPUTACIONAL PARA A OTIMIZAÇÃO DA EFICIÊNCIA ENERGÉTICA DE UM
SISTEMA METROFERROVIÁRIO UTILIZANDO ALGORITMOS GENÉTICOS
PALAVRAS-CHAVES: Sistema Metroferroviário, Eficiência Energética, Modelagem Matemática,
Modelagem Computacional, Algoritmo Genético.
PÁGINAS: 136
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Mecânica
RESUMO: Os motores eletricos dos trens e vagoes de um Sistema Metroferroviario sao
alimentados pela energia eletrica, necessitando de uma demanda elevada de energia. Alem
disso, este sistema de transporte sobre trilhos tem crescido cada dia mais e com isto,
atualmente buscam-se solucoes para otimizar o consumo da energia eletrica. Este trabalho
tem como objetivo apresentar uma analise da conducao manual dos TUEs (Trens Unidade
Eletricos) da CBTU (Companhia Brasileira de Trens Urbanos) - Recife, bem como
demostrar uma analise sobre a utilizacao da energia eletrica disponibilizada pelos motores
nos processos de aceleracao e frenagem. Para este fim sera proposto um modelo geral que
engloba a analise dos perfis de velocidade, onde chamamos aqui tambem de Modelo para a
Otimizacao de Speed Profile. Este modelo inclui simulacoes empiricas com os dados reais
colhidos atraves de sensores nas estacoes do METROREC e demonstracao do
desenvolvimento de um Algoritmo Genetico da Inteligencia Artificial apropriado para o
contexto. Assim, apos apresentacao deste modelo, o mesmo sera validado com o auxilio de
um software onde o modelo proposto foi implementado, utilizando a linguagem de
programacao Java. Atraves das simulacoes com os dados reais, pretende-se demonstrar
que controlando os perfis de velocidade dos trens, considerando alguns limites, restricoes e
parametros, ocorrera a reducao do consumo de energia na malha metroferroviaria, o que ira
favorecer um transporte mais sustentavel e uma reducao monetaria dos gastos. O modelo
pode ser adaptado para outras malhas metroferroviarias, como tambem pode servir de
prototipo para a academia e industria.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1753873 - ABEL CAVALCANTE LIMA FILHO
Externo à Instituição - ANDREA SAMARA SANTOS DE OLIVEIRA GOMES
Interno - 330572 - CARLOS ANTONIO CABRAL DOS SANTOS
Interno - 331013 - FRANCISCO ANTONIO BELO
Externo ao Programa - 2636257 - NATASHA CORREIA QUEIROZ LINO