PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA (PPGEM)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de QUALIFICAÇÃO: ANDRÉ FILIPE MENDES ALVES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANDRÉ FILIPE MENDES ALVES
DATA: 31/08/2018
HORA: 14:30
LOCAL: AUDITÓRIO DO PPGEM
TÍTULO: ANÁLISE DE DESEMPENHO DE MOTORES DUAIS (DIESEL E GÁS NATURAL) OPERANDO COM UM KIT DUAL FUEL DE BAIXO CUSTO
PALAVRAS-CHAVES: Grupo Gerador. Motores Diesel. Modo Dual. Kit Dual Fuel. Gás Natural.
PÁGINAS: 68
RESUMO: No Brasil, os sistemas isolados da rede elétrica e os autoprodutores usam, em sua grande maioria, o diesel como fonte de energia para obterem energia elétrica. A tecnologia mais disponível e empregada nesses casos é o grupo gerador Diesel, que é um sistema formado por um motor de combustão interna do ciclo diesel interligado por um eixo a um gerador elétrico. Esses grupos geradores são caracterizados por possuírem rotação fixa e por ter um ciclo de funcionamento que permite a adição de outro combustível concomitantemente ao diesel, de forma simples. Graças a essa possibilidade, em diversos países, inclusive no Brasil, buscam-se reduzir os custos de geração de energia elétrica ao substituir parcialmente o diesel por outro combustível mais econômico em grupos geradores Diesel. Além do ganho econômico visam-se, também, ganhos ecológicos. Dentre os combustíveis alternativos mais usados na substituição parcial do diesel, destaca-se o gás natural, por ser o mais disponível, gerar menos poluentes e ser econômico. O uso do gás natural em um grupo gerador Diesel implica na utilização de um kit Dual Fuel que é responsável pelo controle da alimentação do motor com gás natural. A utilização desses kits, aqui no Brasil, é inviabilizada devido ao seu alto custo de aquisição, por ser um sistema importado e ter funcionalidade complexa. Buscando resolver essas dificuldades de ordem técnico-financeira uma equipe do Laboratório de Inovação da UFPB desenvolveu um kit Dual Fuel simples e de baixo custo para ser aplicado em motores Diesel, com governador mecânico, para funcionar com rotação constante. Este trabalho analisa o desempenho de dois grupos geradores Diesel, um MWM D229-4 e o outro MDG 5000-CLE, no modo original de operação (usando somente diesel) e no modo dual (usando diesel e gás natural) utilizando o kit Dual Fuel desenvolvido pelo Laboratório de Inovação da UFPB. Em ambos os grupos geradores foram feitas as seguintes observações: o limite de substituição do diesel por gás natural superior a 50%; o consumo específico de combustível passa a ser menor, no modo dual; há redução nos níveis emissões de CO2, NOx, da opacidade e da temperatura máxima dos gases de escape; diminuição nos custos com combustível e aumento nos níveis de HC e CO emitidos.
MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 2474539 - ADRIANO SITONIO RUMAO
Presidente - 329578 - EMERSON FREITAS JAGUARIBE
Externo à Instituição - FABIO BARBOSA FERRAZ
Interno - 1883033 - GILBERTO AUGUSTO AMADO MOREIRA
Interno - 2581068 - SANDRO MARDEN TORRES