PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA (PPGEM)

Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA LUCIA SILVA SOUZA ANDRADE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANA LUCIA SILVA SOUZA ANDRADE
DATA: 14/12/2018
LOCAL: AUDITÓRIO DO PPGEM
TÍTULO: ENSAIO ELETROMAGNÉTICO PARA ESTUDO DE ANISOTROPIA MICROESTRUTURAL E MAGNÉTICA CAUSADA POR PROCESSO DE FABRICAÇÃO
PALAVRAS-CHAVES: Anisotropia Magnética. Ruído de Barkhausen. Direção de Fácil Magnetização.
RESUMO: O estudo da anisotropia magnética busca a determinação da direção de fácil magnetização, que é utilizado em aços para fins elétricos de grãos orientados e não orientados aplicados em motores elétricos e transformadores. Processo de fabricação como laminação leva a anisotropia microestrutral que são determinantes na formação dessa direção. A interação entre uma intensidade de campo magnético e material na região de irreversibilidade do movimento das paredes dos domínios magnético gera um ruído denominado de Barkhausen que possui informações da microestrutura. No presente trabalho é feito um estudo da aplicação de ondas em materiais para determinação de anisotropia micrestrututal e magnética aatravés da análise do ruído gerado. Duas configurações são apresentadas para o estudo. Um estudo preliminar é realizado em um aço laminado com a direção de deformação e de fácil magnetização conhecidos, de modo a determinar a melhor configuração para estudo. Em seguida a melhor configuração de ensaio é aplicado para estudo em material com diferentes quantidades de ferrita para determinação da direção de fácil magnetização. Amostras com diâmetro de 24 mm e espessuras de 2 mm, 4 mm, 6 mm e 8 mm de um aço inoxidável duplex foram utilizadas para o estudo preliminar. Estas foram posicionadas entre dois solenoides, um emissor de onda e outro receptor. Ondas com frequência de 5 Hz foram aplicadas e as amostras rotacionadas. Os resultados mostram que o ensaio é capaz de determinar a direção de fácil magnetização e acompanhar a anisotropia microestrutural. Contudo, estudos adicionais são necessários para determinação das características da melhor característica da onda emissora.
Interno - 2015851 - DANIELLE GUEDES DE LIMA CAVALCANTE
Externo à Instituição - EDGARD DE MACEDO SILVA