PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA (PPGEM)

Banca de DEFESA: DHIEGO LUIZ DE ANDRADE VELOSO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DHIEGO LUIZ DE ANDRADE VELOSO
DATA: 31/01/2019
LOCAL: AUDITÓRIO DO PPGEM
TÍTULO: ANÁLISE TEÓRICA DA CONVECÇÃO FORÇADA NA ENTRADA TÉRMICA DE FLUIDOS PARTICIPANTES EM DUTOS, CONSIDERANDO OS EFEITOS SIMULTÂNEOS DA RADIAÇÃO E DA CONDUÇÃO AXIAL
PALAVRAS-CHAVES: Fluidos participantes. GITT. Campo de temperatura. Nusselt.
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Mecânica
RESUMO: Muitas aplicacoes de engenharia sao capazes de produzir gases de escape com alta temperatura, tornando a analise do escoamento de fluidos participantes relevante e necessaria em diversas situacoes, tais como: caldeiras flamotubulares, sistemas de propulsao, motores turboalimentados, entre outros. O presente trabalho visa analisar a transferencia de calor no escoamento laminar e turbulento de fluidos participantes no interior de dutos circulares e retangulares. Trata-se de um problema de transferencia simultanea de calor por conveccao e radiacao, hidrodinamicamente desenvolvido e termicamente em desenvolvimento. O fluido e tratado como cinzento, puramente absorvedor e emissor de radiacao termica. A parede do duto e considerada cinza e perfeitamente difusa, sendo mantida a temperatura constante. Utiliza-se, no presente estudo, uma aproximacao diferencial para modelar a transferencia radiativa, baseada no metodo dos momentos, em conformidade com alguns trabalhos encontrados na literatura especializada. Aplica-se um metodo hibrido, numerico-analitico, denominado Tecnica de Transformada Integral Generalizada (GITT), para resolver simultaneamente a equacao da energia e a equacao de transferencia radiativa. Os resultados, apresentados na forma de tabelas e graficos, permitem analisar a influencia que os parametros conducao-radiacao, espessura optica, emissividades da superficie de contorno, numero de Peclet, numero de Prandtl e numero de Reynolds exercem no campo de temperatura e nos numeros de Nusselt Convectivo, Radiativo e Total. Investiga-se a significancia da radiacao termica e o comportamento do processo convectivo com e sem a inclusao da radiacao. No estudo do escoamento laminar, utilizam-se tres modelagens matematicas distintas para a solucao do problema, que sao comparadas entre si e demonstram a versatilidade da GITT. Na analise do escoamento turbulento, diferentes modelos de turbulencia sao adotados, com diferentes formulacoes para a distribuicao de velocidade e para a difusividade turbulenta dinamica; quatro situacoes sao analisadas, baseadas em expressoes analiticas propostas para o perfil universal de velocidade – “Lei da Parede”. Os resultados obtidos no presente trabalho foram confrontados com existentes na literatura aberta, de forma a validar o modelo apresentado.
Interno - 1753873 - ABEL CAVALCANTE LIMA FILHO
Presidente - 330572 - CARLOS ANTONIO CABRAL DOS SANTOS