PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA (PPGEM)

Banca de DEFESA: MERQUES DO NASCIMENTO FREITAS

DISCENTE: MERQUES DO NASCIMENTO FREITAS
DATA: 20/02/2019
LOCAL: AUDITÓRIO DO PPGEM
TÍTULO: PRODUÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA E CARVÃO ATIVADO A PARTIR DE UM GASEIFICADOR DE BIOMASSA
PALAVRAS-CHAVES: Biomassa, Carvão ativado, Energia Elétrica, Gaseificação
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Mecânica
RESUMO: A geseificacao e o processo mais eficiente para se extrair a energia quimica contida na Biomassa. Para geracao de energia eletrica vem demonstrando grandes resultados, seja do ponto de vista economico, seja do ponto de vista do meio ambiente. Diversas pesquisas vem sendo desenvolvidas buscando aperfeicoar o processo de gaseificacao e suas tecnologias, dentre elas, esta, que tem por objetivo a producao de energia eletrica e carvao ativado, concomitantemente, a partir da biomassa de Pallets. Para os experimentos, utilizou-se um gaseificador com capacidade para 1 kWt; um motor de combustao interna VANGUARD V-twin de 18 Hp, do ciclo Otto, convertido para gas; um gerador TOYAMA, com potencia nominal de 2 kW; um simulador de cargas resistivo e diversos instrumentos de medicao e analise. Um sistema perfurador de cinzas foi implementado no cinzeiro do gaseificador, tambem com a funcao de extrair a biomassa ja transformada em carvao ativado. Os resultados mostraram que: o consumo especifico de biomassa (kg/kW.h) decresceu com o aumento da potencia; a eficiencia do sistema gaseificador/motor/gerador aumenta com a elevacao da potencia; e o teor de carbono fixo do carvao ativado oscilou entre 65,22% e 70,86%. A gaseificacao demonstrou ser uma alternativa viavel para producao tanto de energia eletrica a baixo custo, quanto de carvao ativado com alto teor de carbono fixo.
Externo ao Programa - 2474539 - ADRIANO SITONIO RUMAO
Presidente - 329578 - EMERSON FREITAS JAGUARIBE