PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA (PPGEM)

Banca de QUALIFICAÇÃO: ANDRÉ FILIPE MENDES ALVES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANDRÉ FILIPE MENDES ALVES
DATA: 26/03/2019
LOCAL: AUDITÓRIO DO PPGEM
TÍTULO: ESTUDO TEÓRICO - EXPERIMENTAL COMPARATIVO DE UM SISTEMA DE TRIGERAÇÃO A BIOGÁS E ANÁLISE EXERGOECONÔMICA E AMBIENTAL
PALAVRAS-CHAVES: Biogás. Aterro Sanitário. Trigeração. Grupo gerador. LandGem.
RESUMO: O principal sistema gerador de energia elétrica do Brasil – as hidrelétricas – sofrem com a irregularidade das precipitações nas principais bacias dos rios geradores do país. Tal cenário força o uso de termelétricas a óleo pesado para suprir a demanda defasada de energia, o que eleva o custo de produção da energia elétrica e aumenta a poluição ambiental. Dessa forma, torna-se imprescindível para o Brasil diversificar seus recursos energéticos e, ao mesmo tempo, desenvolver novas tecnologias de geração não-poluentes. O biogás oriundo de aterros sanitários surge como uma possível fonte de energia para o Brasil devido ao seu potencial energético e por atender, também, aos apelos ecológicos ambientais. A forma mais econômica de usar o biogás na geração de energia elétrica é através de grupos geradores do ciclo Otto que são sistemas compostos por um motor de combustão interna, do ciclo Otto, acoplado um gerador elétrico. Além da produção de energia elétrica, os grupos geradores liberam grandes quantidades de calor através dos gases de escape do motor, as quais, por meio de um sistema de trigeração, podem ser recuperadas para gerar frio e calor. Este trabalho tem por objetivo comparar a estimativa teórica e experimental da capacidade de produção de um sistema de trigeração a biogás oriundo do aterro sanitário de João Pessoa e realizar uma análise exergoeconômica e exergoambiental do mesmo sistema. Para predizer a produção de biogás pelo aterro estudado usou-se o software LandGem 3.02. A simulação mostrou que a produção máxima de biogás e metano pelo aterro sanitário de João Pessoa acontecerá no ano de 2029, quando será atingido a geração de 84,25 milhões de m3 e 42 milhões de m3, respectivamente. As projeções variaram entre 9,94 e 7,46 MW/h para produção de eletricidade, 7,27 e 5,45 MW/h para produção de frio e 7,79 e 5,45 MW/h para produção de calor, ao considerar 60 e 80% como eficiências de coletas do biogás, 26,11% como rendimento térmico do grupo gerador, 19,10% para eficiência do recuperador de calor do refrigerador por absorção e 20,45% como eficiência do recuperador de calor da usina de biodiesel.
Interno - 1753873 - ABEL CAVALCANTE LIMA FILHO
Externo à Instituição - ADRIANO DA SILVA MARQUES