PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA (PPGEM)

Banca de QUALIFICAÇÃO: FILIPE ROCHA GOUVEIA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FILIPE ROCHA GOUVEIA
DATA: 30/04/2019
LOCAL: AUDITÓRIO DO PPGEM
TÍTULO: AVALIAÇÃO DA APLICAÇÃO DE DIFERENTES PORCENTAGENS DE INJEÇÃO DE GÁS NATURAL VEICULAR COM VARIADAS PROPORÇÕES DE BIODIESEL EM MOTOR DE IGNIÇÃO POR COMPRESSÃO
PALAVRAS-CHAVES: Palavras-chaves: Gás Natural Veicular, Biodiesel, Rendimento, Emissões de poluentes,Opacidade.
RESUMO: O presente trabalho avalia a utilização de gás natural veicular com diferentes proporções de biodiesel a fim de obter a melhor proporção de utilização dos combustíveis aplicados, objetivando o rendimento e redução nas emissões de poluentes. São avaliados os níveis de emissões de poluentes, opacidade e o rendimento de um motor de combustão interna de ignição por compressão. O motor MWM 4.07 TCE possui sistema de injeção eletrônico adaptado para reduzir o tempo de injeção do biodiesel por ciclo e compensar com injeção de GNV. A avaliação dos dados obtidos em ensaios dinamométricos, ensaios de emissões de poluentes e opacidade dos gases de exaustão são utilizadas para determinar qual melhor proporção de utilização dos combustíveis, gás natural e biodiesel. A busca por maior eficiência energética com utilização de novas tecnologias e combustíveis renováveis devido a previsível escassez de petróleo aliada a uma consciência ambiental, tem elevado potencialmente pesquisas por novas fontes de energia e processos de combustão mais eficientes e menos poluentes. Entre os combustíveis menos poluentes está o gás natural, que tem um consumo aumentado ano a ano. No motor em estudo, a energia provém da combustão do gás natural e do biodiesel, onde o biodiesel tem a função de produzir a ignição do gás natural, sendo possível a substituição de até 80% da injeção do biodiesel, tendo o GNV como combustível principal. Assim, haverá uma substituição parcial de biodiesel por gás natural, aumentando o rendimento da combustão.
Interno - 1753873 - ABEL CAVALCANTE LIMA FILHO
Presidente - 330572 - CARLOS ANTONIO CABRAL DOS SANTOS