PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA (PPGEM)

Banca de QUALIFICAÇÃO: DIEGO MEIRA DE LACERDA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DIEGO MEIRA DE LACERDA
DATA: 29/04/2019
LOCAL: AUDITÓRIO DO PPGEM
TÍTULO: POTENCIAL DA ATIVAÇÃO ALCALINA DA METACAULINITA NA RECUPERAÇÃO DE ESTRUTURAS FISSURADAS PELA REAÇÃO ÁLCALI-AGREGADO
PALAVRAS-CHAVES: Metacaulinita, Resina Polimérica, RAA, Recuperação Estrutural.
RESUMO: A durabilidade do concreto é um fator bastante importante principalmente no ponto de vista econômico e de segurança. Devido à falta de controle tecnológico dos materiais de construção, má execução da estrutura, projeto falho, utilização diferente da que foi concebida, falta de manutenção a vida útil do concreto é reduzida colocando em risco a vida dos usuários de determinada edificação. Na literatura se tem muitos materiais e procedimentos para mitigação e recuperação de estruturas fissuradas de concreto e os geopolímeros vêm ganhando muito espaço, principalmente a metacaulinita, que é comercializada em vários locais do Brasil, possui propriedade pozolânica, custo acessível e um grande potencial sendo utilizada na confecção de Concretos de Alto Desempenho (CAD). No entanto não se encontra o uso direto de resinas geopoliméricas à base de metacaulinita para recuperação de estruturas, apesar do mesmo possuir propriedades excelentes dentre as quais pode-se apontar: elevada resistência mecânica nas idades iniciais, proteção inerente de aço de reforço, , boa aderência a substratos antigos e frescos de concretos e aço, a reações deletérias do tipo álcali-agregado e elevada resistência a muitos agentes agressivos. O concreto é conhecido por ser um material bastante resistente as intempéries, isso se deve a seu uso em estruturas de grandes edificações milenares, no entanto os concretos encontrados na Itália, Grécia eram concretos com constituição um pouco diferentes dos concretos atuais, principalmente pela não utilização do aço na época, grande concentração de pozolanas e principalmente sua robustez já que quando foram construídas o cálculo não era avançado, eram projetadas através da observação e portanto as estruturas eram superdimensionadas. O avanço do conhecimento dos materiais e dos cálculos não trouxe apenas bônus, trouxe também o ônus de se diminuir cada vez mais os coeficientes de segurança, uso de aço na indústria da construção civil, cobrimentos com pequenas espessuras, entre outras variáveis que tornou o concreto um material bastante suscetível aos danos físico, mecânicos e químicos. Dentre os principais danos ao concreto tem-se fissuração por recalque, má execução, esforços oriundos de variações térmicas, DEF, ataques por sulfatos, carbonatação, corrosão e RAA. Este trabalho tem o objetivo de desenvolver um procedimento de recuperação estrutural com resina geopolimérica com uso de precursor de metacaulinita, visando recuperação de estruturas fissuradas por meio de impregnação e mitigação da reação álcali-agregado em estruturas de concreto. Serão primeiramente confeccionados 8 amostras com concreto são e 8 com indução de RAA através do acréscimo de hidróxido de sódio, após observação da constatação da reação, serão confeccionados mais 24 amostras com RAA e realização da impregnação de resina geopolimérica com uso precursor de metacaulinita nas quantidades de 5%, 10% e 15% do volume total da amostra. Posteriormente serão confeccionadas impregnações com graute comercial e assim determinar qual o material mais eficiente e econômico. Por fim serão utilizadas várias composições de resinas determinando a mais eficaz. As análises serão realizadas por diversos ensaios, dentre os principais pulso ultrassônico, frequência de ressonância, compressão simples, expansão e ensaios microestruturais para caracterização e determinação de outros parâmetros, dentre elas estão o DRX, MEV, FRX, FTIR, BET e DTA/TODA/DSC.
Presidente - 1731152 - KELLY CRISTIANE GOMES DA SILVA
Interno - 1367468 - RODINEI MEDEIROS GOMES