PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA (PPGEM)

Banca de DEFESA: GABRIEL DE SA TELES E LIMA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GABRIEL DE SA TELES E LIMA
DATA: 25/04/2019
LOCAL: AUDITÓRIO DO PPGEM
TÍTULO: EFEITO DA CARBONATAÇÃO NAS PROPRIEDADES MICROESTRUTURAIS E TERMOMECANICAS DE MATERIAL ALCALINAMENTE ATIVADO A BASE DE METACAULINITA
PALAVRAS-CHAVES: MAA. Ativação alcalina. Carbonatação. Cimento Portland.
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Mecânica
RESUMO: Estudos tem buscado compreender os mecanismos de desenvolvimento das diversas patologias inerentes as estruturas a base de Cimento Portland que compromete seu desempenho mecanico nas estruturas de concreto. Neste sentido, varias pesquisas vem sendo desenvolvidas no tocante a materiais alternativos que venham a substituir ou serem incorporados nos concretos tradicionais visando a mitigacao dessas patologias. Desta forma, surgem os Materiais Alcalinamente Ativados (MAA) que apresentam boas propriedades, em especial no tocante a seu desempenho em ambientes agressivos, tais como os de carbonatacao supercritica como as atmosferas saturadas de CO2. Este trabalho tem como proposta avaliar os efeitos da carbonatacao nos MAA de metacaulinita atraves das analises de microestrutura e das propriedades termomecanicas. Para tanto, foi desenvolvida uma camara de carbonatacao a partir de um vaso de pressao metalico, onde manometros e sensores foram acoplados para realizar o monitoramento da atmosfera no interior da camara durante os testes. Foram utilizadas duas formas de obtencao da atmosfera de CO2 (gas e gelo seco), bem como tres razoes diferentes de Si/Al com o objetivo de identificar a formulacao que apresentasse melhor desempenho sob atmosferas saturadas de CO2. Finalmente, as amostras com melhor desempenho foram submetidas a cinco atmosferas de carbonatacao acelerada (4 horas de teste), com a pressao atingindo valores maximos proximos de 7,76 MPa. Para efeitos comparativos, foram realizados testes em amostras de Cimento Portland sob as mesmas condicoes. Os resultados das analises microestruturais apontaram a formacao crescente de fases de carbonatos a medida em que a pressao de CO2 no interior da camara era elevado. Esse comportamento foi identificado nas amostras de MAA e de Cimento Portland. Desta forma, constatou-se que o uso da camara possibilitou replicar condicoes de carbonatacao em um periodo reduzido, contribuindo com os estudos de patologias inerentes a exposicao a atmosferas saturadas de Dioxido de Carbono.
Externo à Instituição - JEFERSON MACK SOUZA DE OLIVEIRA
Presidente - 1731152 - KELLY CRISTIANE GOMES DA SILVA