PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA (PPGEM)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: JOSE ANSELMO DE LUCENA JUNIOR

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSE ANSELMO DE LUCENA JUNIOR
DATA: 30/09/2019
HORA: 14:00
LOCAL: AUDITÓRIO DO PPGEM
TÍTULO: DIAGNÓSTICO DE FALHA EM ROLAMENTOS DE MOTORES DE INDUÇÃO TRIFÁSICO POR ANÁLISE DO SOM UTILIZANDO DENSIDADE DE MÁXIMOS
PALAVRAS-CHAVES: Motor de Indução. Caos. Rolamento. Processamento de Sinal.
PÁGINAS: 90
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Mecânica
RESUMO: Motores de inducao sao as maquinas eletricas mais utilizadas em aplicacoes comerciais e industriais, 90% sao constituidos por motores de inducao trifasico (MIT). Falhas em MIT podem ocasionar a parada de setores importantes de uma industria, refletindo em prejuizos financeiros e de seguranca operacional. As falhas mais frequentes nesses motores sao de rolamentos e a maioria das tecnicas de analise de falhas em rolamentos sao baseadas em FFT, Wavelet e algoritmos de treinamento, cujos classificadores demandam esforco computacional elevado. Aliado a este fato, grande parcela dos estudos desenvolvidos na analise de falhas em rolamentos atraves do som utilizam a combinacao de multisensores para fins de comparacao e sincronizacao entre os sinais adquiridos. Este trabalho apresenta uma abordagem baseada na quantificacao do comportamento caotico para a caracterizacao de falhas em rolamento rigido de esferas de um motor de inducao trifasico atraves do metodo designado por Signal Analysis based on Chaos using Density of Maxima (SAC-DM), utilizando o som emitido pelo motor. Essa tecnica baseia-se em um algoritmo que realiza a contagem de picos do sinal sonoro do motor no dominio do tempo a fim de detectar falhas, utilizando apenas um sensor e um algoritmo com baixo custo computacional. Para validacao da tecnica foram realizados experimentos com rolamento saudavel, com falha na pista interna e externa sob tres condicoes de carga (0%, 50% e 100%). Os resultados demonstraram que o SAC-DM foi capaz de detectar a presenca de falhas no rolamento mesmo com o motor sob carga variavel.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1753873 - ABEL CAVALCANTE LIMA FILHO
Externo ao Programa - 2579537 - ALISSON VASCONCELOS DE BRITO
Interno - 331013 - FRANCISCO ANTONIO BELO
Externo ao Programa - 1572287 - JORGE GABRIEL GOMES DE SOUZA RAMOS