PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA (PPGEM)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de QUALIFICAÇÃO: YURI JOSÉ OLIVEIRA MORAES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: YURI JOSÉ OLIVEIRA MORAES
DATA: 06/12/2019
HORA: 09:00
LOCAL: Auditório do PPGEM
TÍTULO: CONTROLE PASSIVO DE VIBRAÇÕES EM SISTEMAS ESTRUTURAIS UTILIZANDO MOLAS LMF SUPERELÁSTICAS: COMPARAÇÃO ENTRE AS TÉCNICAS E ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DAS VARIÁVEIS
PALAVRAS-CHAVES: Controle Passivo de Vibração, Análise Modal, Sistemas Estruturais, Ligas com Memória de Forma, Absorvedor de Massa Sintonizada (AMS), Isolamento de Base.
PÁGINAS: 218
RESUMO: A crescente preocupação com eficiência e confiabilidade de sistemas estruturais tem levado pesquisadores de todo o mundo a buscar técnicas de controle dos efeitos vibracionais em estruturas de construção civil, quando submetidas a solicitações permanentes ou transientes. Este é o caso de edifícios esbeltos, flexíveis e de alta vulnerabilidade a tremores, sismos, ventos laterais, impactos, vibrações de máquinas e a própria ocupação. Dentre os métodos disponíveis o controle passivo se destaca para estas situações, devido a seu baixo custo, pouca manutenção, e não necessidade de fonte de energia externa. Desta forma, este trabalho tem o objetivo de projetar e testar atenuadores de molas helicoidais fabricadas com fios de Liga com Memória de Forma (LMF), Superelástica (SE), de NiTiNOL, para aplicação no controle de vibrações em protótipos de edifício, na disposição de Mecanismo de Calibração dos Elementos Isoladores (MCEI) associado a um sistema de isolamento de base. O intuito é avaliar a influência de variáveis como a deformação, a frequência e o autoaquecimento, e comparar com outras técnicas passivas, como o Absorvedor de Massa Sintonizada (AMS) e contraventamento lateral, de forma quantitativa e qualitativa, pela análise modal analítica, numérica e experimental. Resultados preliminares analíticos e numéricos da análise modal apresentaram variações de até 4,3%. Em termos projetuais a formulação de um algoritmo que seleciona uma melhor disposição dos elementos no MCEI, atendendo critérios de projeto e eficiência, foi conseguido. Experimentalmente resultados com o AMS com molas LMF no dispositivo secundário, em comparação ao AMS simples, foram satisfatórios. Em termos de deformação foi verificado que molas LMF quando calibradas em um ponto ótimo “offset”, apresentam um poder de atenuação superior, sendo mais eficiente em 83% das situações testadas. Em relação ao caso mais crítico, último piso, reduções de até 131,5% e 115,0% foram observadas, validando o uso destes materiais e sua efetiva calibração.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2454645 - MARCELO CAVALCANTI RODRIGUES
Interno - 1753873 - ABEL CAVALCANTE LIMA FILHO
Interno - 1367468 - RODINEI MEDEIROS GOMES
Externo à Instituição - ANTONIO ALMEIDA SILVA
Externo à Instituição - RICHARD SENKO