PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA (PPGEM)

Banca de DEFESA: DANUSA ARAÚJO DE MOURA

DISCENTE: DANUSA ARAÚJO DE MOURA
DATA: 10/02/2020
LOCAL: AUDITÓRIO DO PPGEM
TÍTULO: CORRELAÇÃO ENTRE PARÂMETROS TÉRMICOS E ESTRUTURAIS NA SOLIDIFICAÇÃO TRANSITÓRIA DE LIGAS HIPOMONOTÉTICA DO SISTEMA AL-BI-CU
PALAVRAS-CHAVES: Solidificação Direcional Transiente; Análise Térmica; Microestrutura; Liga Ternária.
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Mecânica
RESUMO: As ligas de Alumínio apresentam significativo potencial de aplicação como material para mancais de deslizamento devido as suas características, principalmente seu baixo peso e possibilidade de composições com elementos de propriedades lubrificantes dispersos em sua matriz. De acordo com estudos realizados em ligas binárias, os valores obtidos para resistências mecânicas são baixos, dessa forma, a adição de um terceiro elemento de liga é vista como positiva com o objetivo de elevar a capacidade de suportar carga desses materiais. O Cobre (Cu) é apontado como um elemento de liga que pode ser adicionado às ligas Al-Bi com o objetivo de melhorar o comportamento mecânico dessas ligas. São escassos os estudos que relacionam os parâmetros térmicos com a microestrutura/morfologia em ligas ternárias, principalmente em condições transitórias de extração de calor, sabendo-se que esse tipo de solidificação é de primordial importância uma vez que a maioria dos processos industriais ocorre em condições transitórias de fluxo de calor. O presente estudo objetiva contribuir para o desenvolvimento de correlação entre parâmetros térmicos e estruturais das ligas hipomonotética do sistema Al-Bi-Cu. Para o desenvolvimento do presente estudo, foi utilizado um dispositivo de solidificação unidirecional vertical descendente. Os parâmetros térmicos como velocidade de solidificação, taxa de resfriamento e gradiente térmico foram determinados experimentalmente por curvas de resfriamento adquiridas ao longo do comprimento do lingote. A evolução macro e microestrutural foram caracterizadas por técnicas metalográficas e os espaçamentos interfásicos (distância entre as partículas de bismuto) e dendríticos como também o diâmetro das partículas de bismuto foram correlacionados com os parâmetros térmicos de solidificação. A partir dos resultados obtidos, as taxas de resfriamento e o gradiente térmico apresentaram uma tendência decrescente para posições viimais distantes em relação à câmara refrigerada. Mas, foi observado uma velocidade de solidificação constante. A macroestrutura obtida apresenta predominância de grãos colunares ao longo do lingote solidificado. A presença do cobre promoveu a formação de uma estrutura dendrítica. Os espaçamentos dendríticos secundários, os espaçamentos interfásicos e o diâmetro das partículas de bismuto aumentaram em função do aumento da posição relativa metal/câmara refrigerada.
Externo ao Programa - 1504922 - CLAUDIO ALVES DE SIQUEIRA FILHO
Externo à Instituição - CRYSTOPHER CARDOSO DE BRITO