PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA (PPGEM)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de QUALIFICAÇÃO: MARLIO ANTONIO DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARLIO ANTONIO DA SILVA
DATA: 28/02/2020
HORA: 09:00
LOCAL:
TÍTULO: MÉTODO DE DETERMINAÇÃO DA VELOCIDADE EM MOTORES DE INDUÇÃO TRIFÁSICOS ATRAVÉS DA CORRENTE DE ARMADURA COM APLICAÇÃO DA TEORIA DO CAOS
PALAVRAS-CHAVES: Motor de indução, estimação de velocidade sensorless, densidade de máximos.
PÁGINAS: 81
RESUMO: Os motores elétricos de indução são equipamentos amplamente utilizados no setor industrial atual, principalmente devido a seu baixo custo, sua robustez, como também, por conta de sua alta eficiência de operação. Esses equipamentos estão presentes em praticamente todos os setores industriais, sendo usados para as mais variadas aplicações, como em máquinas-ferramenta, a exemplo do torno e a fresadora, esteiras de produção, acionamento de pontes rolante, assim como, para promover o escoamento de fluidos no uso de bombas centrífugas e compressores. No entanto, essas máquinas foram por muito tempo consideradas motores de velocidade constante, o que deveria ser ajustado através de atuadores de acordo com a demanda da aplicação a qual esse opera. Isso acarreta na ineficiência energética de um sistema, devido as suas perdas, o que por sua vez, gera custos adicionais. Contudo, essa perspectiva vem mudando, graças ao advento dos métodos de controles desenvolvidos para os motores de indução. Os métodos de controle convencionais são geralmente baseados na estimação de velocidade pela injeção de harmônicos ou pelo modelo do motor. Não obstante, estudos sobre o comportamento caótico vêm sendo estudados por apresentarem novas ferramentas que possibilitam a compreensão de comportamentos complexos, além de ser universal. As técnicas baseadas no caos como ferramenta de controle apresentam como vantagem menor esforço computacional. Com isso, o este trabalho tem como objetivo apresentar técnicas de determinação e controle da velocidade de rotação, dos rotores em motores de indução trifásicos, com a aplicação da técnica baseada no caos usando a densidade de máximos (SAC – DM – do inglês Signal Analysis based on Chaos using Density of Maxima).
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1753873 - ABEL CAVALCANTE LIMA FILHO
Interno - 331013 - FRANCISCO ANTONIO BELO
Interno - 2454645 - MARCELO CAVALCANTI RODRIGUES
Externo ao Programa - 2579537 - ALISSON VASCONCELOS DE BRITO
Externo à Instituição - CARLOS ALBERTO NOBREGA SOBRINHO