PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA (PPGEM)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: GENILTON DE FRANCA BARROS FILHO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GENILTON DE FRANCA BARROS FILHO
DATA: 29/06/2020
HORA: 14:00
LOCAL: Remoto
TÍTULO: OBTENÇÃO DE MEDIDAS DE VALVAS MITRAIS A PARTIR DE ECOCARDIOGRAMA UTILIZANDO PROCESSAMENTO DE IMAGENS E REDE NEURAL ARTIFICIAL
PALAVRAS-CHAVES: Ecocardiograma; valva mitral; processamento digital de imagens; Rede Neural Artificial; estenose; impressão 3D.
PÁGINAS: 100
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Biomédica
SUBÁREA: Bioengenharia
ESPECIALIDADE: Processamento de Sinais Biológicos
RESUMO: Os átrios e os ventrículos do coração humano são separados por meio de valvas atrioventriculares. Elas são importantes para o controle do fluxo sanguíneo. Logo, a detecção de valvopatias (doenças relacionadas as valvas) é de fundamental importância para a saúde humana. Atualmente, o médico a partir do vídeo obtido no exame de ecocardiograma, executa um congelamento da imagem e mede de forma manual a área da valva mitral e então finaliza o diagnóstico. Esse procedimento leva tempo e pode conter alguns valores de áreas que não são os reais, pois o vídeo pode ser congelado no momento não adequado. Assim, este trabalho tem como objetivo a detecção da área de abertura máxima das valvas mitrais, de maneira automatizada, por meio de processamento digital de imagens. Além de utilizar essa informação para desenvolvimento de uma rede neural artificial (RNA) capaz de fornecer o diagnóstico da presença ou não de estenose (incapacidade da valva de se abrir completamente devido a um processo de alteração histológica que a faz perder elasticidade e altera a sua forma). Portanto, a partir dos vídeos advindos de exames de ecocardiograma transesofágico 3D (ETE 3D), foi possível desenvolver uma interface gráfica, em linguagem Python, capaz de carregar o arquivo, realizar o processamento digital, fornecer o valor da área de máxima abertura valvar e aplicar a RNA desenvolvida, fornecendo os seguintes diagnósticos: “HÁ ESTENOSE” ou “NÃO HÁ ESTENOSE”. Comparou-se os valores obtidos manualmente, por cardiologistas, e os valores do sistema criado e concluiu-se que o sistema obteve êxito, quanto a sua proposta. Além disso, testou-se a aplicação da impressão 3D a partir de exames de ETE 3D. Constatou-se que é possível obter protótipos de valvas mitrais a partir deste exame, mantendo suas características anatômicas e imprimindo no seu tamanho real.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2454645 - MARCELO CAVALCANTI RODRIGUES
Interno - 1753873 - ABEL CAVALCANTE LIMA FILHO
Externo ao Programa - 335856 - JOAO BOSCO DE AQUINO SILVA
Externo ao Programa - 2532716 - JOSE CARLOS DE LIMA JUNIOR
Externo ao Programa - 3089754 - MARCELO DANTAS TAVARES DE MELO