PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA (PPGEM)

Banca de DEFESA: HUGO AUGUSTO MARINHO MOREIRA

DISCENTE: HUGO AUGUSTO MARINHO MOREIRA
DATA: 22/07/2020
LOCAL: VIDEOCONFERENCIA
TÍTULO: CONTROLE NEURO-FUZZY PARA EFICIÊNCIA ENERGÉTICA DE SISTEMAS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA COM DEMANDA VARIÁVEL
PALAVRAS-CHAVES: Eficiência Energética, Identificação de Sistemas, Automação, Inteligência Artificial, Sistemas Hidráulicos.
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Mecânica
RESUMO: Este trabalho tem como objetivo aplicar a técnica Neuro-Fuzzy para o controle da pressão de um sistema de bombeamento de água com demanda variável.O controle atua na variação de velocidade do conjunto motobomba(CMB)e tem como principal objetivo elevar a eficiência energética do sistema. O controlador é testado em um sistema experimental de abastecimento de água instalado no Laboratório de Eficiência Energética e Hidráulica em Saneamento da Universidade Federal da Paraíba (LENHS/UFPB). O controlador é analisado com relação à performance (regime permanente,transiente e à distúrbios) e à economia de energia. Para tanto,a curva de demanda horária de água é implementada e indicadores hidroenergéticos (rendimento do CMBe o coeficiente de consumo específico de energia) são utilizados para mensurar o ganho de eficiência energética. Para validar o seu desempenho, o controlador projetado é comparado a outros dois controladores, sendo um Neural (redes neurais artificiais) e um Fuzzy.Como forma de analisar e interpretar as condições de operação é realizada,também,a modelagem computacional multivariável não-linear via técnicas de inteligência artificial.Os modelos desenvolvidos contemplam como variáveis de saída o rendimento do CMB, a pressão e a vazão do sistema.Os resultados mostram um ganho energético significativo do sistema de bombeamento, indicado pelos indicadores hidroenergéticos. As pressões foram mantidas próximas aos set-points,com baixo transiente hidráulico(ts<7 segundos) e sem overshoot;além da ótima estabilidade (erro<8%)em situações severas de variação de demanda. Conclui-se que a técnica Neuro-Fuzzy garantiu resultados superiores aos demais controladores analisados.
Presidente - 330871 - HEBER PIMENTEL GOMES
Externo ao Programa - 1972280 - JUAN MOISES MAURICIO VILLANUEVA