PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA (PPGEM)

Banca de DEFESA: DIEGO DANTAS QUEIROZ VILAR

DISCENTE: DIEGO DANTAS QUEIROZ VILAR
DATA: 19/07/2012
LOCAL: Auditório do PPGEM
TÍTULO: ANÁLISE TEORICO-EXPERIMENTAL DA DIFUSIVIDADE TÉRMICA EM MATERIAL OPACO UTILIZANDO O MÉTODO FLASH
PALAVRAS-CHAVES: Difusividade térmica; Método Flash; Caracterização térmica
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Mecânica
RESUMO:

Este trabalho propõe a caracterização térmica de um sólido opaco utilizando o Método Flash como técnica de estimação de propriedades termofísicas do material. A caracterização térmica de materiais corresponde à identificação das propriedades de transporte de calor. As propriedades que despertam maior interesse entre os pesquisadores são: calor específico, capacidade térmica, condutividade, e difusividade térmica. As técnicas de caracterização vêm evoluindo paralelamente com o surgimento de novos materiais, assim como, a necessidade e a precisão das características intrínsecas de cada material. O uso das equações de transferência de calor e massa é condicionado à disponibilidade de dados sobre as características intrínsecas dos materiais envolvidos, em particular das propriedades termofísicas. Estimativas de trocas energéticas podem ser realizadas a partir dos valores de massa específica, difusividade térmica, calor específico e condutividade térmica dos materiais. Neste contexto, inúmeros são os fracassos em projetos térmicos pela não disponibilidade de dados confiáveis das propriedades termodinâmicas e de transportes dos materiais. Propõe-se nesta pesquisa uma análise numérica, comparando-a com os dados obtidos experimentalmente na caracterização térmica. Entre as técnicas experimentais disponíveis, um método transiente de pulso, foi escolhido, em particular, o Método Flash, universalmente conhecido pela sua precisão e facilidades de uso. Os resultados serão apresentados em termos da difusividade térmica, da condutividade térmica e calor específico.

Externo à Instituição - MARCIO GOMES DA SILVA - CEFET-PB
Interno - 331784 - MARCO ANTONIO WANDERLEY CAVALCANTI