PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA (PPGEM)

Banca de DEFESA: FABIO JOSE CARVALHO FRANCA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FABIO JOSE CARVALHO FRANCA
DATA: 19/03/2013
LOCAL: PPGEM
TÍTULO: PROPRIEDADES TERMOMECÂNICAS DE LIGAS CuAlBe COM ADIÇÃO DE ELEMENTO REFINADOR DE GRÃO
PALAVRAS-CHAVES: Efeito memória de forma, martensita induzida por tensão, módulo de elasticidade.
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Mecânica
RESUMO:

Este trabalho apresenta um estudo relativo às propriedades termomecânicas de ligas CuAlBe com efeito memória de forma com adição de Cr como elemento refinador de grão. As propriedades termomecânicas foram analisadas usando a técnica de indentação instrumentada em ligas no campo austenítico a temperatura ambiente, através de três tipos de indentadores: Vickers, Berkovich e Brinell. Além disso, as ligas também foram envelhecidas em diferentes temperaturas e a evolução da dureza monitorada através de ensaios com penetrador Berkovich. As investigações do tratamento de envelhecimento foram realizadas em condições de carga e livre de carregamento externo. Estas investigações foram paralelamente corroboradas através de ensaios de DSC. Os principais resultados obtidos até o presente momento são: O valor do modulo de elasticidade, o qual é bastante similar aos encontrados na literatura. Pode-se observar que para certos níveis de carga, em ensaios com penetrador Berkovich, ocorre o surgimento de martensita induzida por tensão após a retirada de carregamento. Isto sugere que durante a penetração do indentador os níveis de tensão são suficientemente elevados para provocar a surgimento de martensita induzida. Desta forma o valor do modulo medido é provavelmente da martensita induzida. Já para ensaios Brinnel, este efeito não é claramente observado. Neste último caso o valor do módulo é mais baixo. Os tratamentos térmicos de envelhecimento, realizados a 200oC e 300oC, demonstram e existência de alguma transformação de fase a qual necessita ser investigadas através de microscopia eletrônica de transmissão.

Externo ao Programa - 1855735 - ITAMARA FARIAS LEITE
Presidente - 1367468 - RODINEI MEDEIROS GOMES