PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA (PPGEM)

Banca de DEFESA: ENRIQUE DOUGLAS CASADO DA SILVA

DISCENTE: ENRIQUE DOUGLAS CASADO DA SILVA
DATA: 29/12/2020
LOCAL: VIDEOCONFERÊNCIA
TÍTULO: EFICIENTIZAÇÃO ENERGÉTICA PARA UM SISTEMA DE DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA–COM LIMITAÇÃO DE DADOS
PALAVRAS-CHAVES: Eficiência Energética, Eficiência hidráulica, EPANET, Estação elevatória de água.
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Mecânica
RESUMO: Os sistemas de abastecimento de água têm um impacto ambiental e energético significativo, devido à grande quantidade de energia consumida para o bombeamento e às elevadas perdas de água. A operação segura e eficiente desses sistemas é crucial, pois em termos de qualidade e quantidade os recursos são escassos e, paralelamente, o custo da energia para transpor as águas até os consumidores finais é bastante elevado. Este trabalho tem como objetivo analisar indicadores operacionais e hidroenergéticos de uma estação elevatória de um sistema de abastecimento urbano de água, buscando a eficiência energética do sistema, levando-se em consideração a limitada disponibilidade de dados do sistema. Como estudo de caso, o trabalho foi aplicado em parte do sistema de abastecimento de água da cidade de Guarabira, PB, com limitações de dados operacionais. Através de dados armazenados no sistema supervisório SCADA, pela companhia de água e esgoto do estado da Paraíba – CAGEPA -, foi possível desenvolver um modelo hidráulico da estação elevatória no software EPANET, possibilitando, dessa forma, as análises de eficiência energética em diferentes cenários dinâmicos de operação. Os resultados alcançados demostraram que investir no aumento do rendimento do conjunto motobomba estudado é bastante atrativo, podendo resultar numa economia de mais de 50% no custo com a energia elétrica consumida no bombeamento. Não obstante, a manobra de paralisação da bomba no horário de ponta mostrou-se inviável para as configurações atuais do sistema.
Interno - 2333186 - CICERO DA ROCHA SOUTO
Presidente - 330871 - HEBER PIMENTEL GOMES