PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA (PPGEM)

Banca de DEFESA: IVANILDA AGUSTINHO FERREIRA

DISCENTE: IVANILDA AGUSTINHO FERREIRA
DATA: 25/02/2021
LOCAL: VIDEOCONFERÊNCIA
TÍTULO: Influência da adição de Zn e Mg nos parâmetros térmicos e microestruturais da liga AlSn solidificada unidirecionalmente descendente
PALAVRAS-CHAVES: Liga Al-Sn-Mg, Liga Al-Sn-Zn, microestrutura, Solidificação descendente.
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Mecânica
SUBÁREA: Processos de Fabricação
RESUMO: As ligas do sistema Al-Sn são bastante utilizadas em elementos de máquinas, como mancais de deslizamento, sujeitos a esforços mecânicos, possibilitando ao produto final um baixo desgaste e coeficiente de atrito. Apesar da distribuição das partículas de Sn na matriz de Alumínio atuar como sólido lubrificante e reduzir tanto o desgate no alumínio do mancal como o atrito, sendo também necessidade reforçar a matriz rica em Al. Para tanto, busca-se adicionar terceiros elementos, Mg e Zn, que possa melhorar as propriedades mecânicas, e tribológicas, quanto a resistência à corrosão e ser benéfica essa inserção desses elelementos em aplicações em componentes da indústria quando for relevante a razão entre resitência mecânica e peso em ligas. Na literatura, estudos sobre os parâmetros térmicos e microestruturais são escassos para as ligas dos sistemas ternários Al-Sn-(Mg-Zn), sendo de fundamental importância para a pré-programação das propriedades finais de componentes obtidos por fundição. Este estudo possui como objetivo contribuir no entendimento das modificações na liga Al-Sn causadas pela adição da composição, 2%Mg e 2%Zn, na evolução microestrutural. As ligas estudadas Al-1%Sn-2%Mg e Al-1%Sn-2%Zn foram submetidas ao processo de solidificação unidirecional vertical descendente, sob regime transitório de fluxo de calor, que representam a realidade industrial. Foram desenvolvidas abordagens experimentais para determinar de forma quantitativa os efeitos dos elementos de liga sobre as variáveis térmicas de solidificação, tais como velocidade da isoterma líquidus (VL), taxa de resfriamento (TR) e gradriente térmico (GL), tomando como referência a distância da interface câmera de refrigeração/metal para cada posição alocada aos termopares ao longo dos lingotes metálicos solidificados. Foram propostos correlações experimentais entre os parâmetros microestruturais - espaçamentos interfásicos (λG), diâmetro das partículas (DG), espaçamento dendrítico secundário (λ2) e as variáveis térmicas, do tipo potência (DG,λG,λ2)=Constante(VL,TR,GL) –n . Para os resultados obtidos notam-se menores valores de DG, λG, e λ2 para as posições mais próximas à base refrigerada, aumentando de forma progressiva à medida que ocorre o afastamento da interface câmera de refrigeração/metal, isto é, para maiores valores de VL, TR e GL resultam em estruturas com partículas de menor diâmetro e com menores espaçamentos interfásicos e secundários entre elas.
Externo ao Programa - 1504922 - CLAUDIO ALVES DE SIQUEIRA FILHO
Presidente - 2015851 - DANIELLE GUEDES DE LIMA CAVALCANTE