PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA (PPGEM)

Banca de DEFESA: SABRINA ALVES DE FREITAS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SABRINA ALVES DE FREITAS
DATA: 25/03/2021
LOCAL: VIDEOCONFERÊNCIA
TÍTULO: Modulação PWM Vetorial multidimensional paraconversores de dois níveis com número ímpar de fases
PALAVRAS-CHAVES: Pwm vetorial, Conversores estáticos, Acionamento de máquinas elétricas.
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Mecânica
RESUMO: No presente trabalho é proposto um algoritmo geral para modulação vetorial por largura depulso (SVPWM) multidimensional aplicado a inversores de dois níveis com um número ímparde fases acionando máquinas elétricas com distribuição simétrica entre os seus enrolamentos.De uma maneira geral, o SVPWM consiste da escolha apropriada dos vetores espaciais de ten-são ativos e nulos e na determinação dos intervalos de tempo de aplicação para cada um dessesvetores, de modo que um dado vetor de referência seja sintetizado pelo inversor. Nos sistemasde acionamento com máquinas trifásicas, os vetores ativos de tensão mais apropriados parasintetizar um determinado vetor de referência são facilmente observados graficamente, já queos vetores são de dimensão dois, consequentemente, são facilmente visualizados no plano.Porém, para máquinas com mais de três fases, o espaço vetorial no qual os vetores estão loca-lizados são de dimensões maiores, o que dificulta uma visualização gráfica dos vetores. Comoexemplo, num acionamento com cinco fases, o espaço vetorial é de dimensão quatro e emboraa projeção destes vetores de dimensão quatro em dois planos ainda permitam uma visuali-zação gráfica interessante para acionamento senoidal, quando do acionamento com injeção harmônica, o que é o caso em máquinas com enrolamentos concentrados, esta projeção nos planos não permite uma fácil identificação dos vetores ativos mais adequados ao SVPWM.Neste trabalho é proposto um algoritmo para simples identificação dos vetores ativos mais adequados a serem aplicados para sintetizar um determinado vetor de referência com base nas tensões de fase de referência. Tal abordagem permite uma simples identificação dos vetores ativos que definem um determinado setor. Este método além de simples, requer baixo poder de processamento e armazenamento, o que o torna ideal para operação em tempo real.Além disso, o SVPWM requer inversão de matrizes quadradas de ordem igual à dimensão do espaço vetorial em questão para o cálculo do tempo de aplicação dos vetores. Embora no caso trifásico seja simples, pois se trata da inversão de uma matriz quadrada de ordem dois,nas máquinas com número de fases maior, esta inversão requer tempo de processamento, oque pode se tornar inviável em tempo real. Neste trabalho, mostra-se que devido a simetriaexistente em todos os setores do SVPWM, é possível evitar-se a inversão de matrizes. Com oalgoritmo proposto também evita-se a necessidade de armazenar as informações dos setoresem tabelas para operação em tempo real, pois a identificação dos vetores ativos que formamo setor é decorrência direta do ordenamento das tensões de fase de referência.
Interno - 1753873 - ABEL CAVALCANTE LIMA FILHO
Interno - 2333186 - CICERO DA ROCHA SOUTO