PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA (PPGEM)

Banca de DEFESA: FERNANDO LUIS VIEIRA DE SOUSA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FERNANDO LUIS VIEIRA DE SOUSA
DATA: 04/10/2013
LOCAL: PPGEM
TÍTULO: ESTUDO DAS VARIÁVEIS DO PROCESSO DE PRODUÇÃO DE COMPÓSITO ALUMÍNIO – QUASICRISTAL POR EXTRUSÃO A QUENTE
PALAVRAS-CHAVES: , quasicristal, compactação, extrusão a quente, matriz metálica.
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Mecânica
RESUMO:

Os materiais compósitos, com matriz metálica, apresentam propriedades que são de grande interesse para a indústria mecânica e aeroespacial, principalmente, quando se incorpora o baixo peso com alta resistência mecânica. Atualmente, os compósitos com matriz dúctil reforçada com nanopartículas têm sido estudados por muitos pesquisadores. Os quasicristais são materiais que apresentam estruturas cristalinas aperiódicas. Essa estrutura confere a esses materiais propriedades únicas como o baixo coeficiente de atrito, elevada dureza entre outras. Neste trabalho estudou o efeito das variáveis de extrusão na produção de compósito com matriz de alumínio, reforçada com 0%, 6% e 20% em volume de partículas quasicristalinas da liga Al59,2Cu25,5Fe12,3B3. A formação do composto se deu por moagem de alta energia com razão massa bolas de 10:1, tempo de moagem de 3h e rotação de 200rpm. Os compósitos foram conformados por compactação seguido por extrusão a quente. As análises realizadas por microscopia eletrônica de varredura mostraram que uma boa distribuição das partículas quasicristalinas na matriz de alumínio, porém não dá para afirma que existe formação de interdifusão do quasicristal na matriz. Observou-se que a dureza do compósito aumenta com o aumento da fração de reforço na matriz, chegando a passar de 38,23HrB para 75,70HrB. Observou-se também que a dureza dos compósitos com 6% e 20% aumenta com o aumento da temperatura e da razão de extrusão. Nos ensaios de tração, observou-se um aumento da tensão máxima com o aumento da quantidade de reforço de 0% para 6%, passando de 139MPa para 196MPa, e que esse aumento esta diretamente ligado ao aumento da temperatura e principalmente com o aumento da razão de extrusão. Observou-se também que o alumínio extrudado a 450ºC apresenta uma maior resistência mecânica. Com isso pode-se concluir que o aumento da temperatura de extrusão de 400ºC até 500ºC acompanhada do aumento da razão de extrusão de 2:1 para 3:1 proporciona melhoras nas propriedades mecânicas dos compósitos alumínio-quasicristal obtidos via moagem de alta energia e conformado por compactação e extrudado.

Externo ao Programa - 2015851 - DANIELLE GUEDES DE LIMA CAVALCANTE
Interno - 1367468 - RODINEI MEDEIROS GOMES