PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA (PPGEM)

Banca de DEFESA: FAGNER BARBOSA FERRAZ

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FAGNER BARBOSA FERRAZ
DATA: 30/06/2014
LOCAL: AUDITÓRIO DO PPGEM
TÍTULO: OTTOLIZAÇÃO DE UM MOTOR DIESEL TURBOALIMENTADO PARA OPERAR COM GÁS NATURAL
PALAVRAS-CHAVES: Ottolização de Motores Diesel Turboalimentados, Gás Natural, Taxa de compressão, Desempenho, Emissão gasosa, Sistema de escapamento, Análise Energética.
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Mecânica
RESUMO: Grande parte do setor industrial faz uso de grupos geradores a diesel como alternativa econômica à eletricidade fornecida pela concessionária local durante as horas de pico, que no Brasil, ocorrem entre às 17 e 22 h. Esta prática, contudo, concorre para o aumento da poluição do meio ambiente, tendo em vista que a queima deste combustível se faz com grande emissão de particulados e de SOx. O Gás Natural é considerado uma alternativa ecológica ao uso do diesel por possuir uma queima limpa, emitindo quantidades mínimas de particulado no sistema de escape. Para que seja possível a troca de combustíveis, necessário se faz que o motor a diesel seja convertido(ottolizado). O presente trabalho apresenta os resultados experimentais advindos dos testes em um motor Perkins turboalimentado, a diesel, modelo 1104C-44TA, convertido para funcionar apenas com gás natural. A análise realizada objetiva evidenciar as características e os aspectos inerentes ao processo de ottolização, quando este é feito em motores turboalimentados. Vislumbrando o alcance dessas dessas metas, o motor ottolizado foi avaliado sob a influência de três taxas de compressão diferentes (7,6: 8,7:1 e 12.3:1). Neste contexto, foram construídos mapas de ângulos de avanço de ignição que permitissem as melhores condições de eficiência para cada taxa de compressão utilizada e a relação de mistura ar/GN foi fixada em valores próximos da ideal (estequiométrica). Os ensaios foram feitos com o auxílio de um dinamômetro hidráulico e os resultados obtidos comprovaram que, na prática, a obtenção da melhor taxa de compressão e dos melhores ângulos de ignição, nestes tipos de motores, não garantem um maior desempenho. Constatou-se, assim, que o aumento do volume de mistura ar/combustível pode acarretar dificuldades ao sistema de escape original, promovendo elevação de temperatura que prejudica toda a eficiência energética do motor e até a via útil de seus componentes. Todavia, em condições adequadas de trabalho, a taxa de compressão de 8,7:1 a temperatura dos gases de exaustão e a pressão no coletor de admissão foram as mais elevadas em todos os testes. Com respeito às emissões gasosas, foi observado que o motor convertido operando com taxa de compressão de 12.3:1 emitiu o maior nível de NOx considerando-se as faixas de potências avaliadas.
Interno - 1753873 - ABEL CAVALCANTE LIMA FILHO
Externo ao Programa - 2474539 - ADRIANO SITONIO RUMAO