PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA (PPGEM)

Banca de DEFESA: ANTONIO KARLOS ARAÚJO VALENÇA

DISCENTE: ANTONIO KARLOS ARAÚJO VALENÇA
DATA: 30/07/2021
LOCAL: meet.google.com/int-ridg-heo
TÍTULO: Efeitos do envelhecimento sobre a absortividade em Superfícies Seletivas Solares de Cromo (CrxOy) depositadas via Magnetron Sputtering
PALAVRAS-CHAVES: Envelhecimento. Filmes Finos. Magnetron Sputtering. Estabilidade Térmica. Absortividade.
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Mecânica
SUBÁREA: Engenharia Térmica
ESPECIALIDADE: Aproveitamento da Energia
RESUMO: A região nordeste possui uma das maiores incidências de irradiação solar do país. Dentro desse contexto, a exploração deste tipo de energia torna-se interessante do ponto de vista do desenvolvimento de novas técnicas capazes de aumentar a capacidade de absorção e aproveitamento da radiação solar. Através do Coletor Solar é realizada a conversão solar térmica, no entanto pode apresentar algumas limitações quando se pretende realizar um aquecimento em temperaturas médias (100ºC-400ºC) ou altas (acima de 400ºC). Isso ocorre porque quando aquecidos nessa faixa, os materiais aumentam a sua emissividade térmica, por consequência há perdas na captação da radiação solar. Para reduzir essas perdas, são utilizadas Superfícies Seletivas Solares (SSS) como uma alternativa para solucionar essa questão. Essas superfícies atuam na absorção da radiação solar com comprimentos de onda relevantes à conversão solar térmica e não absorvendo a faixa do espectro que causa a emissão térmica, permitindo um maior aproveitamento da energia. Neste sentido, este estudo buscou avaliar a absortividade dessas superfícies quando submetidas ao processo de aquecimento em médias temperaturas. Utilizou-se substratos em aço inoxidável 304 e 12 filmes foram depositadas por Magnetron Sputtering. As amostras foram submetidas a um tratamento térmico de envelhecimento customizado e caracterizadas utilizando Espectrofotometria no UV-Vis e Infravermelho (FTIR), Perfilometria Óptica e Difração de Raios-X. Os resultados mostraram que a maioria dos filmes depositados obtiveram valores de absortância média acima de 93%. A amostra não-envelhecida S3 (Cr-Cr2O3, 60+200W – 30min) apresentou o melhor resultado de absortância (98,81%). O envelhecimento dos filmes a 250ºC proporcionou melhorias nas propriedades morfológicas e ópticas da amostra S2 (Cr2O3, 200W – 30min). Por fim, as amostras que foram depositadas com variação de potência obtiveram morfologias mais homogêneas.
Presidente - 1731152 - KELLY CRISTIANE GOMES DA SILVA
Interno - 2015851 - DANIELLE GUEDES DE LIMA CAVALCANTE